Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28469
Título: O perigo das coisas sutis: a pedofilia como processo cultural e sua naturalização nas mídias
Autor(es): Custódio, Judiceli Renali de Andrade
Palavras-chave: Processo cultural
Pedofilia
Mídia
Data do documento: 25-Dez-2022
Resumo: Analisando o tema da pedofilia, que por definição é a atração sexual de um adulto por crianças, é comum percebê-lo como algo distante do cotidiano. Por ser designada como transtorno psicopatológico (Organização Mundial da Saúde) acaba tendo sua existência limitada à doença. Indo além desse entendimento, este trabalho objetiva mostrar que essa preferência de adultos por crianças pode ter raízes culturais centradas no patriarcado, tratando-se, assim, de uma espécie de “cultura da pedofilia”. Observar também de que modo a mídia participa, exercendo ou não um efeito normalizador e influenciador, que acarretaria problemas para as mulheres, compreendidas como sendo as principais vítimas dessa cultura. Na análise desta temática, se utiliza aportes teóricos, como Silvia Federici e Pierre Bordieu, que permitem reconstruir os caminhos que levaram a tal cultura, além da pesquisa documental, que nos possibilita a análise de variados materiais, na tentativa de perceber como esse fenômeno ocorre na prática. Com o resultado das análises feitas ao longo desse trabalho, pôde-se concluir que a existência de uma cultura da pedofilia é real, e que embora nós, enquanto sujeitos, não sejamos passivos diante de tudo, a mídia exerce sim um papel normalizador dessa cultura, justamente por naturalizar, e às vezes romantizar, questões problemáticas, de modo que se torne difícil estranhá-las e questioná-las.
Descrição: CUSTÓDIO, J. R. A. O perigo das coisas sutis: a pedofilia como processo cultural e sua naturalização nas mídias. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28469
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Judiceli Renali de Andrade Custódio.pdfPDF - Judiceli Renali de Andrade Custódio1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito458.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.