Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28470
Título: O estresse ocupacional nas relações de trabalho: fatores desencadeadores de estresse no trabalho em equipe
Autor(es): Souza, Silvio Kelson Nunes de
Palavras-chave: Estresse ocupacional
Qualidade de vida
Esgotamento laboral
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: O estresse, condição que afeta o corpo submetido a situações estressoras, pode desencadear reações positivas e/ou negativas, influenciando no desempenho das funções do indivíduo dentro de uma equipe. Tais reações se refletem no nível de produtividade da empresa, podendo gerar ganhos ou prejuízos. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi analisar fatores que influenciam o estresse no local de trabalho geradores de estresse ocupacional visando o entendimento de tal fenômeno como uma estratégia para diminuir a incidência dele dentro das equipes. Para tanto, foi realizado uma busca em plataformas científicas de artigos científicos publicados sobre a temática, entre eles SciELO e Google académico, para fundamentar os dados coletados em campo. Foram selecionados sete artigos que discutem o estresse ocupacional como fator importante para a eficiência da equipe. Em campo, questionários foram aplicados a uma equipe formada por 20 profissionais da educação que trabalham em uma instituição pública, para compreender o nível de satisfação dos indivíduos em seu local de trabalho e com a sua equipe. Os resultados evidenciaram que o trabalho em equipe tem um potencial significativo para elevar o nível de satisfação do indivíduo que, consequentemente, desempenhará a suas funções com mais afinco. Diante disso, infere-se que o estresse ocupacional é um fator importante a ser analisado quanto à eficiência de uma empresa, uma vez que o trabalhador precisa estar satisfeito com o desempenho de suas funções para que consiga contribuir com a execução das tarefas atribuída ao grupo a que integra.
Descrição: SOUZA, Silvio Kelson Nunes de. O estresse ocupacional nas relações de trabalho: fatores desencadeadores de estresse no trabalho em equipe. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28470
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvio Kelson Nunes de Souza.pdfPDF - Silvio Kelson Nunes de Souza390.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito575.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.