Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28493
Título: Determinação da capacidade de carga para diferentes tipos de estacas em implantação de fundações de torres eólicas
Autor(es): Santos, Wilton Severiano dos
Palavras-chave: Eólica
Energia
Fundação
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: No domínio da Engenharia Civil, as fundações das torres eólicas configuram elementos essenciais na construção dos parques eólicos, uma vez que é através destas que os esforços, em grande escala induzidos pelo vento, são transmitidos ao solo. Nessa perspectiva, apresenta-se um estudo sobre os métodos de execuções e dimensionamentos de três tipos de estacas para a implantação de um aerogerador do tipo XRGS-01 em três diferentes tipos de solos localizados no estado da Paraíba nos municípios de Cabedelo, João Pessoa e Alhandra, com a finalidade de determinar suas respectivas capacidades de cargas. As vantagens e desvantagens de cada tipo de estacas, sendo elas: estaca pré-fabricadas em concreto protendido, estaca em perfil metálico e estaca raiz, visando o desempenho para a construção de uma torre eólica onshore. Para que se tenha um conhecimento mais aprofundado das condições do terreno foram coletados boletins de sondagem do tipo SPT do local. Para efeito de determinação da capacidade de carga das estacas, foram utilizados os métodos semi-empíricos mais empregados no dimensionamento de estacas cravadas no Brasil, propostos por Aoki e Velloso e Decourt e Quaresma no qual foram elaboradas rotinas de cálculos de acordo com as investigações geotécnicas obtidas e escolheu-se os dados do método que apresenta a maior capacidade de carga quando comparado com a capacidade estrutural de cada estaca, por fim, identificou-se o tipo de estaca a ser utilizada na fundação de um aerogerador XRGS-01, analisando de forma separada a capacidades de cargas suporte dos dois métodos estudados. Logo, diante de toda a análise e resultados obtidos, a estaca raiz torna-se a solução mais vantajosa para executar os três projetos, devido se comportar melhor a respeito da capacidade estrutural, possuindo uma elevada capacidade de carga tanto na compressão quanto tração atingindo grandes profundidades.
Descrição: SANTOS, Wilton. Determinação da capacidade de carga para diferentes tipos de estacas em implantação de fundações de torres eólicas. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28493
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf245.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Wilton Severiano dos Santos.pdfTCC - Wilton Severiano dos Santos.pdf2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.