Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28496
Título: | A mulher e o casamento no final do século XIX: leitura da representação da mulher no conto “Missa do galo”, de Machado de Assis |
Autor(es): | Silva, João Paulo Caetano da |
Palavras-chave: | Missa do galo Narrativa Mulher Machado de Assis |
Data do documento: | 2-Dez-2022 |
Resumo: | O presente trabalho propõe analisar a mulher e o casamento no final do século XIX, no conto “missa do galo” (1893), do escritor Machado de Assis, uma vez que a narrativa gira em torno de Conceição, mulher casada que tem conhecimento das traições do marido. Esta personagem domina o enredo do conto, nos possibilitando refletir a situação da mulher da época em que a narrativa foi publicada. Trata-se, do ponto de vista de sua metodologia, de uma pesquisa de base bibliográfica, que recorreu principalmente aos estudos de Brayner (1981), Proença Filho (1984), dentre outros trabalhos acerca da obra de Machado de Assis e do gênero conto. De um modo geral, o autor expõe relatos em torno de um padrão familiar de base patriarcal burguesa, aonde o homem cumpre um papel de liderança, de autoridade, força e poder, enquanto a mulher permanece no papel de dona de casa. A análise empreendida demonstra que Conceição, de certa maneira, foge ao padrão de comportamento de sua época, insinuando-se para um jovem que se hospeda em sua casa e, dessa forma, revidando os atos infiéis de seu marido, como forma, talvez, de evidenciar seu inconformismo com o comportamento do marido. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28496 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - João Paulo Caetano da Silva | PDF - João Paulo Caetano da Silva | 907.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 414.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.