Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28499
Título: Análise comparativa de métodos construtivos em uma residência unifamiliar: Estudo de caso do custo-benefício do sistema em alvenaria estrutural e alvenaria convencional.
Autor(es): Araújo, Eryclapton Gomes
Palavras-chave: Análise estrutural
Gastos
Economia
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A construção civil sofre ao longo dos anos várias modificações, influenciadas por diversos fatores, que afetam diretamente o aumento da competição, e consequentemente o surgimento de novos concorrentes. Sob esse viés, é necessário que haja formas de otimizar os processos, e garantir um lucro satisfatório para assegurar a continuidade das empresas no mercado de trabalho. A presente pesquisa realizou uma análise comparativa dos sistemas construtivos de alvenaria convencional e alvenaria estrutural, identificando os custos dos materiais a serem utilizados em cada método, e os benefícios dos mesmos. A metodologia adotada na pesquisa consistiu na definição arquitetônica de um projeto residencial térreo unifamiliar, e posteriormente o projeto estrutural do mesmo foi desenvolvido em alvenaria estrutural, e alvenaria convencional, utilizando os softwares Eberyck e Revit, respectivamente, possibilitando realizar o levantamento quantitativo, e dimensionar os elementos utilizados em cada sistema, além de possibilitar a confecção de uma planilha orçamentária a respeito da diferença construtiva entre os dois métodos a serem analisados a partir da precificação dos materiais realizada no comercio da cidade de Guarabira-PB. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o método construtivo em alvenaria estrutural se torna mais eficiente, devido ao menor custo com materiais a serem utilizados, chegando a uma economia equivalente a 43,06% do custo relacionado ao sistema de alvenaria convencional, alinhado com um baixo índice de desperdício, e eficiência no tempo de construção, em relação ao sistema construtivo em alvenaria convencional.
Descrição: ARAUJO, Eryclapton Gomes. Análise comparativa de métodos construtivos em uma residência unifamiliar: estudo de caso do custo-benefício do sistema em alvenaria estrutural e alvenaria convencional. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28499
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito100.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Eryclapton Gomes Araújo.pdfTCC - Eryclapton Gomes Araújo2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.