Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28501
Título: Análise georreferenciada de resíduos sólidos em terrenos baldios na cidade de Barra de Santa Rosa – PB
Autor(es): Luna, Tércio Alves Diniz
Palavras-chave: Áreas degradadas
Educação ambiental
Impactos ambientais urbanos
Data do documento: 16-Dez-2022
Resumo: A produção de resíduos sólidos está associada a aspectos demográfico e econômico, sobretudo, ao crescimento da população, ao estilo de vida consumista da sociedade e ao crescimento da área urbana, o que torna esse tema um problema mundial. Dentre as formas de destinação inadequada de resíduos sólidos, o depósito em terrenos baldios é um destaque, pois essas áreas são próximas a residências e a proliferação de vetores aumentam as chances de transmissão de doenças para a população. Devido a isso, surgiu o interesse em analisar os depósitos de resíduos sólidos em terrenos baldios na cidade de Barra de Santa Rosa - PB, através de técnicas de georreferenciamento, propondo medidas de recuperação das áreas degradadas. A coleta de dados foi feita através de imagens fotográficas e georreferenciadas que apontavam os impactos socioambientais nos terrenos baldios. Também foi realizado uma observação, in loco, para validar as informações que as imagens fotográficas e georreferenciadas mostravam. Para georreferenciamento das áreas com resíduos sólidos foi usado um software de sistema de informação geográfica o QGIS versão 3.26.1 – Buenos Aires, e imagens de satélites obtidas pelo Google Earth. Foram encontrados cinco terrenos baldios com a presença inadequada de resíduos sólidos, com uma predominância de resíduos de demolição e construção civil, seguido por resíduos domiciliares, por ser uma área próxima ao rio Poleiros e por ficar evidente pelo registro fotográfico que o terreno baldio 01 apresenta o maior volume de resíduos domiciliar que, tem características de maior poder contaminante do que os resíduos da construção civil essa área é considerada a mais problemática. Diante disso foi proposto ao município ações de educação ambiental e a implementação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e de um plano de recuperação de áreas degradadas, como políticas públicas. Essas propostas são necessárias e importante para gestão ambiental do município, que deve garantir uma sadia qualidade de vida para a população, bem como, preservar e conservar o meio ambiente.
Descrição: LUNA, Tercio Alves Diniz. Análise georreferenciada de depósito de resíduos sólidos em terrenos baldios na cidade de Barra de Santa Rosa – PB. 2022. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade estadual da Paraíba, Araruna, 2022
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28501
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tércio Alves Diniz Luna.pdfTCC - Tércio Alves Diniz Luna5.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito148.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.