Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28514
Título: Dados abertos e administração pública: levantamento das publicações no portal de periódicos capes
Autor(es): Decker, Nathália Daniele Evangelista Melo
Palavras-chave: Administração Pública
Dados Abertos
Portal da Capes
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: A informação é um atributo do conhecimento e do poder, seu valor cresce à medida que é utilizada para representar a verdade. O objetivo deste artigo é analisar a produção acadêmica dos últimos 5 anos acerca de dados abertos na gestão pública disponível no portal Periódicos CAPES. Neste sentido, o estudo propõe-se a esclarecer sobre o que são os Dados Abertos, a sua importância e a sua contribuição para um governo mais transparente e uma sociedade mais empoderada. Para tanto, buscou-se, em um primeiro momento, contextualizar sobre a construção da informação que surge por intermédio de conjuntos de dados e como a mesma constrói conhecimento. Em seguida abordamos sobre o que são as TIC's e como estão presentes na sociedade, sobre a legislação atual responsável pela proteção de dados (LGPD), Acesso à Informação (LAI) e a Lei de Transparência. Posteriormente apresentou-se sobre as características dos Dados Abertos, por meio da metodologia de cinco estrelas proposta por Berners-Lee (2006) e como os mesmos colaboram com o combate das Fake News. A pesquisa bibliográfica exploratória de abordagem qualitativa visou encontrar respostas comuns entre as publicações analisadas, exemplo citações, palavras chaves, temas, entre outros. Os resultados servem como parâmetros para compreender o relacionamento entre temas em questão e como são relevantes atualmente.
Descrição: DECKER, Nathália Daniele Evangelista Melo. Dados abertos e administração pública: levantamento das publicações no portal de periódicos capes. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande,2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28514
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathalia Daniele Evangelista Melo Decker.pdfPDF - Nathalia Daniele Evangelista Melo Decker705.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito552.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.