Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28517
Título: Competências Gerenciais: Um estudo sobre a percepção dos diretores escolares municipais de Monteiro/PB
Autor(es): Lima, Karoliny Lino de
Palavras-chave: Competências Gerenciais
Gestão Escolar
Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos diretores escolares do município de Monteiro/PB acerca das competências gerenciais no processo de gestão escolar. A metodologia utilizada para atender ao objetivo proposto foi quanto aos objetivos, caracterizada como descritiva, acerca dos procedimentos, como pesquisa de campo e no que tange a abordagem, como qualitativa e quantitativa. A amostra foi composta por 2 diretoras de creches, 2 diretoras de centros de ensino infantil e 6 diretoras escolas de ensino fundamental e o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Como resultados foi possível identificar que as diretoras que atuam nas escolas da cidade pesquisada reconhecem a importância das competências gerenciais no processo de gestão escolar, bem como no que se refere às competências contidas na proposta da BNC – Diretor Escolar. Identificou-se também o nível de experiência dos respondentes no âmbito escolar de 70% na direção de outras escolas e de 100% na função docente. Outro quesito observado foi em relação à necessidade de incentivo às formações e à frequência de participações em eventos de educação continuada para os diretores. É possível compreender a importância de uma matriz que sirva de parâmetro para alinhar políticas de formação, valorização, seleção, acompanhamento e avaliação dos diretores. Bem como, contribuir também para o desenvolvimento de suas atribuições e na melhoria da sua delegação de tarefas para os membros de cada unidade de ensino.
Descrição: LIMA, Karoliny Lino de. Competências Gerenciais: Um estudo sobre a percepção dos diretores escolares municipais de Monteiro/PB. 2022. 30f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28517
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karoliny Lino de Lima.pdfPDF - Karoliny Lino de Lima830.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito214.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.