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Título: Whatsapp business na gestão pública educacional no contexto de pandemia: um estudo com gestores do IFPB – campus Campina Grande
Autor(es): Rodrigues, Golbery de Oliveira Chagas Aguiar
Palavras-chave: Educação
Gestão pública educacional
Interatividade digital
Pandemia Covid-19
Data do documento: 22-Dez-2022
Resumo: Os anos pandêmicos de 2020 e de 2021 exigiram - também para gestores educacionais - novas posturas e metodologias diferenciadas nas tratativas com a comunidade acadêmica. Nesta perspectiva, inserem-se as diversas plataformas digitais de interação que aproximaram de modo significativo, mesmo que por vias remotas, membros diversos do ambiente escolar, a exemplo de professores, alunos, pais/responsáveis, todos afetados pela suspensão das atividades presenciais, diante da situação pandêmica do COVID 19. Plataformas como google classroom, moodle, meet, teams, zoom, app de mensagens..., todas vinculadas a contas institucionais evitaram, dentro de seus limites, as descontinuidades do processo de ensinoaprendizagem, no caso da relação aluno/professor, como também da gestão escolar, nas suas tratativas com membros internos e externos da comunidade acadêmica. No caso da interação com atores externos (pais/responsáveis, parceiros sociais, líderes comunitários, Associações...) uma ferramenta decisiva no campo da eficiência de comunicação foi a versão business do WhatsApp que, vinculado a um número telefônico fixo setorial da instituição conseguiu agilizar as conversações e circular as informações em tempo instantâneo. Este artigo possui o objetivo de investigara utilização do WhatsApp Business em ambiente institucional, na gestão departamental de ensino técnico, bibliotecária e de mais cinco Coordenações de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – campus Campina Grande, desde o período de sua respectiva implantação até o mês de novembro de 2022, em comparação com um outro canal institucional, o e-mail setorial oficial. Do ponto de vista metodológico, a discussão foi norteada pela perspectiva qualitativa. Em âmbito de fundamentação teórica está amparada em Abdalla (2021), Bancovsky (2008), Duarte (2006) e Egler (2010). Sobre os principais resultados, o estudo aponta que a alta frequência de envio e de recepção de mensagens, de gestores com membros diversos da comunidade acadêmica, aponta para circulação mais produtiva de interações, em comparação com o e-mail acadêmico-setorial.
Descrição: Rodrigues, Golbery de Oliveira Chagas Aguiar. Whatsapp Business na gestão pública educacional no contexto de pandemia: um estudo com gestores do IFPB – Campus Campina Grande. 2022. 53 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância , 2022
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28518
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