Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Jane Aluska Leite-
dc.date.accessioned2023-01-07T23:48:37Z-
dc.date.available2023-01-07T23:48:37Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28532-
dc.descriptionNASCIMENTO, J. A. L. Dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo traz como tema “dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão”, como forma de apresentar a realidade vivenciada em uma escola pública do município que atende a uma aluna com espectro autista em uma turma de Pré II. Para tanto, temos como objetivo geral identificar as dificuldades de aprendizagem que as pessoas do espectro autista enfrentam dentro dos espaços escolares, detalhando como objetivos específicos o desafio de elaborar entrevista a ser aplicada com os professores; conhecer as dificuldades levantadas pelos professores, fundamentar com teorias as dificuldades apresentadas pelos educadores, descrever possíveis estratégias a serem desenvolvidas pelos educadores. Como instrumento de pesquisa, utilizamos uma pesquisa qualitativa de campo, voltada para os pressupostos do estudo de caso, partindo da observação de uma aluna que tem comprovação através de laudo do espectro autista e que frequenta uma escola regular municipal, como também será aplicada um questionário com perguntas abertas para compreender a visão da educadora em relação ao desenvolvimento da criança do Pré II, a fim de Identificar as principais dificuldades que a aluna em questão enfrenta dentro do processo ensino e aprendizagem, além de um registro diário das observações realizadas durante as visitas, fundamentando os resultado na visão de alguns autores como: Ambrós & Oliveira (2022); Bandeira (2022); Braga (2022) Brasil (2022); Carvalho (2022); Zeppelini (2022); Jacomeli (2022); Manoel & Conter (2022); Moreira (2022); Oliveira (2022); Pereira (2022); Silva & Lira (2022); Silva, Soares & Santos (2022); Soares (2022); Souza & Ruela (2022), os quais favoreceram para a compreensão dos fatos relatados, além de nos oportunizar a reflexão de nossa prática frente a uma sala regular com a presença de alunos com espectro do autismo, dentro de uma busca por uma aprendizagem significativa e inclusivapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jane Aluska.pdf330.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO JANE ALUSKA.pdf616.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.