Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28533
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mariana Olegário | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-07T23:50:30Z | - |
dc.date.available | 2023-01-07T23:50:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28533 | - |
dc.description | SILVA, M. O. Professor/a, tá na hora de brincar? um estudo sobre a função da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a função da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. De modo específico, conhecer concepções de professoras sobre a presença e a importância da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar atividades lúdicas desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental e evidenciar as atividades lúdicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, fundamentamos o estudo nas contribuições teóricas de autores como Brougère (1994), Barros (2009), Huizinga (1971), Teixeira (1995), Rego (1995) e outros. Afim de investigar a atuação do lúdico nos anoss iniciais do ensino fundamental, utilizamos a abordagem qualitativa como procedimento metodológico, tendo como instrumento de pesquisa entrevistas e questionários realizados com professores atuantes na referida etapa. Esse estudo revelou que o lúdico, no sentido de brincadeiras e jogos, contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem infantil, uma vez que é uma das formas da criança apreender, compreender, descobrir e intervir no mundo onde está inserida. A pesquisa revelou também, que os professores reconhecem a importância da ludicidade para o desenvolvimento integral da criança, mas enfrenta desafios quando se dispõe a incluir e realizar atividades lúdicas na sua prática pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Professor/a, tá na hora de brincar? um estudo sobre a função da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mariana Olegário Silva.pdf | PDF - Mariana Olegário Silva | 670.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.