Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28560
Título: A importância da física na geração de energias renováveis: um estudo analítico das turbinas eólicas
Autor(es): Nascimento, Maria das Vitórias Santos do
Palavras-chave: Energia
Energia Eólica
Equação de Bernoulli
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: Em busca por fontes alternativas de energia e sustentabilidade, muitas empresas estão investindo em energias renováveis, afim de evitar o agravamento dos problemas ambientais em nível local e global. Nesta revisão, destacaremos a importância e aplicação dos princípios físicos nos aerogeradores eólicos. Discutiremos brevemente sobre a história e desenvolvimento das turbinas eólicas, evidenciando também o surgimento do primeiro moinho de vento no Brasil. Na sequência, uma fundamentação conceitual e teórica sobre energia e energias renováveis em especial a de origem eólica. Em seguida, as transformações de energia, componentes do sistema e o princípio básico de um gerador. Trataremos ainda das forças de origem aerodinâmica que giram as pás em torno do centro do rotor. Por fim, mostraremos a aplicação da equação de Bernoulli as pás eólicas.
Descrição: NASCIMENTO, M. V. S. A importância da física na geração de energias renováveis: um estudo analítico das turbinas eólicas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28560
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria das Vitórias Santos do NascimentoTCC - Maria das Vitórias Santos do Nascimento1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito234.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.