Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28563
Título: Ser ou não ser host: um estudo sobre o papel do anfitrião na plataforma Airbnb no período de São João em Campina Grande - PB
Autor(es): Cabral, Kethely Karol de Sousa
Palavras-chave: Economia compartilhada
Turismo
Plataforma digital Airbnb
São João de Campina grande -PB
Data do documento: 29-Nov-2022
Série/Relatório no.: ;330
Resumo: Com o avanço da tecnologia, áreas como o turismo recebem oportunidades de evolução. O Airbnb é uma inovação dentro do ramo de tecnologia e do turismo, sendo uma plataforma de locação por temporada. As motivações para as pessoas se tornarem hosts são diversas e a pesquisa tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à atuação de pessoas como host (anfitrião) na plataforma Airbnb durante o período de São João em Campina Grande – PB. Por meio de um estudo do levantamento teórico, a transcrição das cinco entrevistas e análise detalhada via plataforma Taguette, foram identificadas 8 categorias: o conhecimento do host sobre economia compartilhada; a modalidade do host; as motivações do host; o host e o Airbnb; os períodos de oferta do host; as vantagens e desvantagens em ser host; o host e o São João; os serviços relacionados. Foi constatado que a motivação inicial da maioria dos hosts é a financeira, mas para permanecer com este serviço, apenas o interesse financeiro pode não ser suficiente, pois, para alguns hosts pode ser uma prestação de serviço tranquila, mas para outros, pode ser um negócio que requer muita energia e tempo. Desse modo, conclui-se que ser host no Airbnb é uma atividade que pode ser exercida para diversos fins, e que pode trazer vários benefícios, como fazer amizades e ter um negócio lucrativo, porém isso depende do perfil de cada anfitrião e de suas experiências.
Descrição: CABRAL, Kethely Karol de Sousa. Ser ou não ser host: um estudo sobre o papel do anfitrião na plataforma Airbnb no período de São João em Campina Grande - PB. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28563
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO DE TCC - KETHELY KAROL DE SOUSA CABRAL.pdfTermo de Depósito de TCC225.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC-KETHELY KAROL DE SOUSA CABRAL.pdfPDF - Kethely Karol de Sousa Cabral399.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.