Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28569
Título: Uma análise sobre desigualdade de gênero e violência contra a mulher a partir de relatos de experiência em uma UBSF de Campina Grande/PB
Autor(es): Sousa, Sandra Maria da Silva
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Desigualdade de gênero
Atendimento às vítimas de violências
I. Título
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho foi elaborado a partir do relato de experiência vivenciada durante o período de estágio supervisionado curricular em Serviço Social, realizado na Unidade Básica Saúde da Família (UBSF), localizado no Bairro das Cidades, em Campina Grande-PB. Ocorreu no período de agosto de 2014 a novembro de 2015, tem como objetivo apresentar os resultados de um projeto de intervenção junto às mulheres atendidas na UBSF, procurando identificar os tipos de violência sofridas; esclarecer as usuárias da UBSF sobre os direitos da mulher na iminência de atos violentos e compreender como os profissionais se preparam para o atendimento adequado às vítimas. Como metodologia, partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental e entrevista estruturada através fontes orais. Com os resultados obtidos durante o estágio foi possível desenvolver atividades educativas, informativas e expositivas com grupos de mulheres e com a equipe de saúde da UBSF. Conclui-se que a informação e o apoio mútuo são de fundamental importância para tornar a mulher consciente dos seus direitos possibilitando sua transição da condição de vítima à de administradora da sua própria história, e a busca por conhecimento e uma gestão municipal de saúde baseada na prevenção e promoção da saúde mitigam os impactos que a violência contra a mulher possa causar.
Descrição: SOUSA, Sandra Maria da Silva. Uma análise sobre desigualdade de gênero e violência contra a mulher a partir de relatos de experiência em uma ubsf de campina grande\pb. 2022. 35f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28569
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdf331.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC SANDRA - VERSÃ_O FINAL 2612.pdfPDF - Sandra Maria da Silva537.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.