Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28588
Título: Saberes da literatura de cordel: coleta seletiva e a reciclagem nas questões ambientais
Autor(es): Silva, Jociclebson Jose da
Palavras-chave: Cordel
Coleta seletiva
Reciclagem
Impactos ambientais
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: O aumento frequente da geração dos resíduos sólidos tornou-se alvo de preocupação uma vez que gera impactos negativos ao meio ambiente, cujo destino são os grandes lixões a céu aberto ou aterros sanitários sendo a coleta seletiva e a reciclagem são instrumentos capazes de atenuar esses impactos ambientais, a partir do manejo adequado do lixo. Este estudo utilizou a literatura de cordel como objeto de investigação nas questões ambientais por sua potencialidade e viabilidade do saber popular, por possuir uma linguagem simples, clara, direta e objetiva, sendo capaz de informar, construir, reconstruir e instruir os seus leitores. Assim, o presente estudo objetiva discutir aspectos relacionados a reciclagem e a coleta seletiva representada na literatura de cordel. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde foram analisados três cordéis, referentes a coleta seletiva e reciclagem, nas questões ambientais ao manejo adequado do lixo urbano. A temática foi escolhida por compreendermos que o tema necessita ser debatido para a constituição de uma consciência de cuidados com o meio ambiente. O material foi analisado e discutido, a partir da seleção de algumas estrofes, possibilitando elaborarmos discussões pertinentes aos objetivos do nosso estudo. A partir dos cordéis analisados evidenciamos a dimensão da poesia popular como instrumento que educa, na construção de conhecimentos e conscientização, que o homem e o processo de industrialização são responsáveis pelo aumento dos resíduos sólidos e a coleta seletiva e a reciclagem contribuem para minimizar os problemas causados pelo descarte inadequado do lixo, no meio ambiente.
Descrição: SILVA, J. J. da. Saberes da literatura de cordel: coleta seletiva e a reciclagem nas questões ambientais. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28588
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jociclebson José da SilvaPDF - Jociclebson José da Silva1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito264.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.