Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28594
Título: A importância das funções da administração para a gestão pública municipal
Autor(es): Araújo, Renata Lúcio de Oliveira
Palavras-chave: Administração
Gerenciamento
Gestão de empresas
Empresas
Planejamento
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: A necessidade de se utilizar as funções da Administração surge da possibilidade de gerenciar as empresas, visando maior dinamicidade para obter resultados favoráveis à condução das organizações. Com base no exposto, este trabalho tem por objetivo geral analisar a importância das funções da administração no processo de tomada de decisões na gestão pública municipal. Este desdobra-se em três específicos, sendo: Buscar informações em literaturas que abarcam da área administrativa; revelar a maneira de administração e características desses administradores; caracterizar as produções e fazer a junção das informações coletadas com as funções do administrador. A justificativa da referida pesquisa fundamenta-se na necessidade de revelar a atual situação dos administradores, pois a falta de informações resulta em muitas dificuldades no desenvolvimento do trabalho. Como o conhecimento do mundo do trabalho as estratégias que são utilizadas para melhorar a situação do trabalho esses dois contextos devem ser investigados, tendo em vista uma contribuição administrativa que entrelaça com as funções do administrador facilitando e ampliando as oportunidades no mundo dos negócios, e na era da tecnologia. Metodologicamente, a realização desse trabalho, balizou-se na pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, tentando responder a seguinte indagação: as funções administrativas auxiliam os administradores no processo de tomada de decisões?. Para tanto, recorremos a estudos de vários autores da área administrativa, dentre os quais destacamos: Henry Fayol (1994), Chiavenato (1995), Sobral et al., (2012) entre outras fontes que foram utilizadas e deram subsídio a essa pesquisa. Ao final, pode-se concluir que as funções da Administração podem contribuir para a eficácia do processo de gestão das empresas melhorando seu desempenho seja ele pessoal ou financeiro.
Descrição: ARAUJO, Renata Lúcio de Oliveira. A importância das funções da administração para a gestão pública municipal. 2022. 34f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28594
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Lúcio de Oliveira Araújo.pdfPDF - Renata Lúcio de Oliveira Araújo319.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito355.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.