Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28603
Título: Delimitação e caracterização da bacia hidrográfica do açude Catolé I em Manaíra-PB
Autor(es): Alves, Caio Sérgio Sabino
Palavras-chave: Recurso hídrico
Semiárido
Geoprocessamento
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: Com o uso de técnicas de geoprocessamento, este trabalho teve como objetivo delimitar a microbacia hidrográfica do Açude Catolé I no município de Manaíra – PB, e classificá-la quanto aos aspectos morfométricos. Para isso, foi utilizado um Modelo Digital de Superfície (MDS) derivado da imagem do satélite ALOS PALSAR-FBS com resolução espacial de 12,5 m, juntamente com a Carta Topográfica Folha Serra Talhada SB-24-Z-C-V, tratadas através do software de Sistema de Informação Geográfica (SIG) gratuito de linguagem aberta QGIS, com auxílio do plugin TauDEM e com o MS Excel para efetuar os cálculos dos parâmetros morfométricos. Sendo assim, a microbacia hidrográfica do Açude Catolé I apresenta uma área total de aproximadamente 13.201,28 ha na forma alongada, dispõe de 227 drenos, que totalizam 172,11 km de rede de drenagem típica do semiárido, com padrão intermitente, dendrítico, endorreico e de 4ª ordem, tempo de concentração de 275,17 minutos, variando o padrão de rede de drenagem entre angular e retangular, devido à existência de fraturas geológicas. Além disso, a bacia foi considerada de rápido escoamento superficial e pouco susceptível a enchentes e inundações, sendo favorável para implantação de um reservatório artificial, como é o caso. Percebeu-se que o uso do geoprocessamento foi eficiente para promover a delimitação e a obtenção dos dados para realizar os cálculo dos parâmetros morfométricos, bem como a caracterização do relevo e da rede hidrográfica da microbacia do Açude Catolé I, pois permitiu a análise de uma extensa área por meio de processos automatizados, obtendo resultados importantes para melhor compreensão de diversas questões associadas à dinâmica hidrológica e ambiental, bem como auxílio no planejamento e tomada de decisão na gestão mais eficiente da bacia hidrográfica. Palavras-Chave: Semiárido, Geoprocessamento, Caracterização hidrológica.
Descrição: ALVES, Caio Sergio Sabino. Delimitação e caracterização da bacia hidrográfica do açude Catolé I em Manaíra-PB. 2022. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28603
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf205.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Caio Sérgio Sabino Alves.pdfTCC - Caio Sérgio Sabino Alves.pdf3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.