Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28611
Título: Os erros cometidos por estudantes do 6º ano na execução das quatro operações básicas da matemática: proposta de atividade a partir desses erros.
Autor(es): Rodrigues, Arthur Argentino Feitosa
Palavras-chave: Educação Matemática
Quatro operações
Análise do erro
Proposta de atividade
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo investigar as principais dificuldades de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental em executar as quatro operações básicas da Matemática e apresentar propostas de atividades baseadas nos erros mais comuns cometidos pelos estudantes na execução das quatro operações básicas. Para isso, foram elaboradas algumas expressões contendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão que foram resolvidas por 36 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental das turmas A e B de uma escola municipal do interior da Paraíba. A partir desse teste foi possível notar que a operação que os estudantes têm mais dificuldade é a divisão, sobretudo quando o dividendo é menor que o divisor, além disso, os estudantes possuem também dificuldades na reprodução do algoritmo da subtração e da multiplicação. A partir desses erros foram apresentadas propostas de atividades a fim de sanar os mesmos, procurando relacionar essas operações com elementos da realidade.
Descrição: RODRIGUES, A A. F. Os erros cometidos por estudantes do 6º ano na execução das quatro operações básicas da matemática: proposta de atividade a partir desses erros. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28611
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Arthur Argentino Feitosa RodriguesTCC - Arthur Argentino Feitosa Rodrigues3.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Deposito209.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.