Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28646
Título: Conflitos distributivos da água no rio Paraíba
Autor(es): Alves, Ildo Barbosa
Palavras-chave: Administração pública
Recursos hídricos
Boqueirão-PB
Data do documento: 19-Dez-2022
Resumo: A bacia hidrográfica do Rio Paraíba é a segunda maior do estado e, de acordo com a AESA, abrange cerca de 40% do território estadual numa área populacional com uns 2 milhões de habitantes. Nasce na Serra Jabitacá, no município de Monteiro-PB e deságua na região litorânea de Santa Rita-PB; nele se encontra o Açude Epitácio Pessoa, o popular açude de Boqueirão em terras do Cariri Oriental; nos períodos críticos, é abastecido com água da transposição do Rio São Francisco. É responsável pelo abastecimento de água da região local e de Campina Grande. Desde sua fundação na década de 1950 aos dias atuais, sempre existiu conflito nas questões políticas e se ampliou em períodos de racionamento de água e com a transposição. O trabalho teve como problemática a análise de como se deu o processo de distribuição de água do Rio Paraíba, tendo como objetivos analisar os principais conflitos e benefícios na região, optando por uma metodologia de cunho bibliográfico. Como resultados, observou-se que os municípios de sua bacia hídrica obtêm muito poucos benefícios com a água do açude, e Campina Grande é a região de maior peso nas decisões políticas. Após a introdução, o trabalho traz os objetivos e as problemáticas, a metodologia, um contexto histórico, as principais questões políticas, a discussão dos dados apresentados e, por fim, as considerações finais.
Descrição: ALVES, Ildo Barbosa. Conflitos distributivos da água no rio Paraíba. 2022. 20f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28646
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ildo Barbosa Alves.pdfPDF - Ildo Barbosa Alves763.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito278.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.