Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28658
Título: Contabilidade rural: uma análise dos custos do milho no município de barra de santana-pb
Autor(es): Amaral, Thiago Sousa
Palavras-chave: Contabilidade rural
Cultura do milho
Gestão de custos
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral identificar quais custos envolvem a produção de milho em uma unidade de produção da agricultura familiar situada na cidade de Barra de Santana-PB, para uso dos produtores rurais como base para uma produção lucrativa, mostrando a importância das informações geradas para tomada de decisão e formação de metas estratégicas. Sendo utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram analisados todos os custos que ocorreram sobre o processo de produção durante uma safra de milho. Com isso, a partir dos resultados obtidos foi possível evidenciar todos os custos incorridos no processo de produção e a sua relação com a receita final da venda da colheita. Em diferentes etapas, foi possível elencar diversos custos, como por exemplo, aquisição das sementes para plantio, mão de obra, inseticidas, adubos, sistema de irrigação, como também, o nível de utilização dos mesmos nas etapas de produção. Ao final do processo e realização da venda, foi possível concluir que, os custos representaram um percentual de 36,25% da receita gerada com a colheita, outro fator a ser observado é que, a palha do milho, produto secundário, também foi comercializado, aumentando o percentual de receita, e diminuindo o de custos, que foi reduzido em 8,97% e a taxa percentual, aproximada, dos custos finais em relação a receita gerada foi de 27,88%, com essas informações o produtor pode gerenciar melhor o seu pequeno negócio, visando a prosperidade do mesmo, como também a expansão da produção.
Descrição: AMARAL, Thiago Sousa. Contabilidade rural: uma análise dos custos da cultura do milho no município de Barra de Santana-PB. 2022. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em ciências contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28658
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf296.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Thiago Sousa Amaral.pdfPDF - Thiago Sousa Amaral.pdf452.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.