Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28662
Título: Velhas e novas demandas para o serviço social na pandemia:um relato de experiência realizado no Hospital e Maternidade Regional Santa Filomena, Monteiro/PB.
Autor(es): Freitas, Lidiane Ferreira de
Palavras-chave: Serviço Social na Saúde
Pandemia Covid-19
Atuação profissional
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: O presente Trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência obtida a partir do estágio obrigatório do Curso de Graduação em Serviço Social da UEPB. A partir de um cenário complexo - a Pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2, ou simplesmente, Covid-19 ingressamos no estágio no Hospital e Maternidade Regional Santa Filomena e diante do contexto vivenciado nos propomos a relatar as demandas do serviço social do hospital em meio à pandemia, através do projeto de intervenção “VELHAS E NOVAS DEMANDAS PARA O SERVIÇO SOCIAL NA PANDEMIA”. A discussão parte de uma reflexão crítica acerca do trabalho profissional do assistente social na política de saúde, sua inserção e participação nos processos de trabalho desenvolvidos no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia. A metodologia proposta envolveu para estudo da temática, observação de campo, levantamento de dados, participação das reuniões de equipe, observação da dinâmica profissional, e para fundamentar a discussão acerca da prática profissional apoiamo-nos na pesquisa bibliográfica, a partir de artigos científicos. Os dados coletados foram avaliados através da teoria crítica, fazendo uma relação dialética entre a totalidade e a singularidade, e buscando mediações a partir do nosso cenário regional e local para entender a manifestação das diferentes determinações no campo de estágio, o que permitiu perceber, no tocante as demandas de trabalho da assistente social no contexto de crise sanitária: a tensão causado nos profissionais e na estagiária pela pandemia; o medo de contaminação; a necessidade de atualização e a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, bem como limitação dos mesmos; a necessidade do distanciamento social para conter o risco de contaminação; o teletrabalho como metodologia de ação para o serviço social; a apropriação de conteúdos não usuais da assistência a partir dos novos parâmetros sanitários; o aumento na demanda de acolhimento e acompanhamento junto à mulheres vítimas de violência doméstica; a implantação de novos serviços - a UTI e o desbravamento de novos conhecimentos para dar conta de mais uma demanda; a alteração do cotidiano hospitalar com o aumento dos plantões. Todos, aspectos que traduzem a prática profissional, as estratégias e desafios utilizados pela assistente social para manter o atendimento às solicitações dos usuários em contexto de pandemia.
Descrição: FREITAS, Lidiane Ferreira de. Velhas e novas demandas para o serviço social na pandemia: um relato de experiência realizado no Hospital e Maternidade Regional Santa Filomena, Monteiro/PB. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28662
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf90.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Lidiane Ferreira de Freitas.pdfPDF - Lidiane Ferreira de Freitas.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.