Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2867
Título: Judicialização da saúde e a obrigação do fornecimento de medicamentos pelo poder público: parâmetros e perspectivas no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Ribeiro, Laís de Souza
Palavras-chave: Políticas públicas
Direito à saúde
Judicialização da saúde
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: A Constituição Federal de 1988 prevê direitos e garantias aos cidadãos que são materializados mediante a realização de políticas públicas. No entanto, a inércia dos poderes legislativos e executivo na edição e execução dessas políticas compromete a concretização desses direitos, o que contribui para a consolidação da judicialização das políticas públicas. Sobre esse fenômeno, os doutrinadores apontam diversas causas para o seu surgimento, destacando as lacunas e omissões do Estado, e divergem entre o eixo procedimentalista, que defende a extinção da judicialização, e o substancialista, que propõe a sua manutenção, prevalecendo este último desde que racionalizado. No caso específico da saúde, direito previsto na Carta Magna que deve ser assegurado aos cidadãos por todos os entes federativos, crescem as demandas judiciais pleiteando a realização de tratamentos terapêuticos e o fornecimento de medicamentos. O STF tem se posicionado no sentido de que a judicialização nessa área é legítima, mas deve ser aplicada com parâmetros a fim de não comprometer os cofres públicos. O entendimento manifestado por esta Corte tem se refletido em decisões de órgãos julgadores por todo país, a exemplo do TJPB. O expressivo crescimento de litígios nessa área e o consequente aumento de gastos pelo poder público têm estimulado o surgimento de mecanismos alternativos que visam minorar os gastos da saúde com demandas judiciais e desafogar o judiciário.
Descrição: RIBEIRO, Laís de Souza. Judicialização da saúde e a obrigação do fornecimento de medicamentos pelo poder público: parâmetros e perspectivas no ordenamento jurídico brasileiro. 2013. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2867
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís de Souza Ribeiro.pdfLaís de Souza Ribeiro834.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.