Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28724
Título: Trabalho infantil: a pandemia e seus agravantes
Autor(es): Barbosa, Marcelo de Lima
Palavras-chave: Trabalho infantil
Crianças e adolescentes
Questão social
Pandemia
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o trabalho infantil e seu crescimento no cenário da pandemia, enfatizando a construção de mecanismos para o seu enfrentamento em que se destaca a legislação nacional e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Compreende-se o trabalho infantil como uma expressão da Questão Social, que nesse cenário de crise econômica e política recrudesceu por ser uma prática rentável e barata. Buscou-se no estudo, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, em que se fez enfatizar os dados históricos e a análise do contexto pandêmico, mostrar o quão presente esse tipo de exploração está na sociedade brasileira. O trabalho infantil, como toda violação de direitos, tem seus determinantes, onde a pobreza, a desigualdade econômica, a má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas/consequências dessa prática, e a não terem a escola como primeira opção, até porque a realidade de seus lares os obriga a anteciparem uma etapa da vida. Por outro lado, a pandemia da Covid-19 intensificou mais ainda essa prática: a exploração precoce da força de trabalho infantil.
Descrição: BARBOSA, Marcelo de Lima. Trabalho infantil: a pandemia e seus agravantes. 28f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28724
ISSN: CDD 331.31
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo de Lima Barbosa.pdfPDF - Marcelo de Lima Barbosa832.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de depósito425.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.