Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28763
Título: Gestão de finanças pessoais: um estudo de caso com servidores públicos do município de Livramento-Pb
Autor(es): Almeida, Maria do Rosário Claro de
Palavras-chave: Gestão pública
Gestão financeira
Servidor público
Finanças pessoais
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: Finanças pessoais compreendem tudo que envolve dinheiro e patrimônio na vida humana. O dinheiro é importante e está presente em todas as áreas da vida. A falta de conhecimento em educação financeira determina a relação orçamentária dos seres humanos comprometendo a saúde financeira, pois, sem o adequado planejamento, não importa quanto se ganha, o que vale é como o dinheiro é utilizado. Pois, a utilização do dinheiro sem o devido planejamento financeiro acarreta endividamento, baixa qualidade de vida e insegurança financeira, comprometendo as finanças futuras. Assim, o presente trabalho parte do seguinte problema de pesquisa: Os servidores públicos do município de Livramento – PB já pesquisaram sobres gestão de finanças? O objetivo deste trabalho é analisar se os servidores públicos do município de Livramento – PB consideram importante a socialização da educação financeira na esfera pública. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, com abordagem de estudo de caso. Para coleta de dados foi aplicado um questionário a funcionários públicos do município em foco. Os resultados indicam que o conhecimento em educação financeira dos servidores públicos da cidade de Livramento-PB, para que os mesmos realizem uma boa gestão das finanças pessoais, já que a maioria possui gastos superiores aos rendimentos, e empréstimos com certa regularidade.
Descrição: ALMEIDA, Maria do Rosário Claro de. Gestão de finanças pessoais: um estudo de caso com servidores públicos do município de Livramento-Pb. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28763
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Rosário Claro de Almeida.pdfPDF - Maria do Rosário Claro de Almeida941.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito533.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.