Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28783
Título: Os desafios de Cuba nos esportes e sua participação nas olimpíadas: como uma das expressões de poder
Autor(es): Silva, Andrews Severiano da
Palavras-chave: Relações Internacionais
Esportes
Cuba
Data do documento: 28-Fev-2023
Resumo: O artigo tem como escopo principal discutir a participação de Cuba a partir da década de 1960, nos Jogos Olímpicos de Verão, assim como sua importância política. Meu objetivo é analisar como o país se estabelece como uma potência no esporte de alto rendimento e em algumas modalidades compete em pé de igualdadecom os demais países. Para atingir estes objetivos, tomamos como referência a participação de Cuba nos Jogos Olímpicos de Verão a partir da década de 1960. Através de uma pesquisa bibliográfica por meio de artigos que trata do assunto, vinculados à área de Relações Internacionais, dentre outras áreas, alguns textos pesquisados são produções acadêmicas de autores cubanos. Os dados empíricos foram extraídos do site oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI). Considera-se que a ascensão de Cuba ao mundo olímpico, além do esforço interno do governo cubano, deve-se também ao papel desempenhado pela União Soviética que elegeos esportes como demonstração de força e poder, apoiando fortemente os países aliados, no caso de Cuba que representava a única experiência socialista na América recebe atenção particular dos governos soviéticos, contudo compreende-se que a política interna que prioriza o esporte vinculado à educação é fundamental para o sucesso de Cuba comparado com o países desenvolvidos da América e Europa.
Descrição: SILVA, A. S. da. Os desafios de Cuba nos esportes e sua participação nas olimpíadas: como uma das expressões de poder. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28783
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andrews Severiano da Silva475.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito252.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.