Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28799
Título: Liderança situacional: uma análise fílmica sobre os estilos de liderança na perspectiva do filme o homem que mudou o jogo
Autor(es): Elias, Rejane Kelly Bonfim
Palavras-chave: Liderança
Liderança situacional
Análise fílmica
Data do documento: 14-Mar-2023
Resumo: As Organizações em seus diversos níveis vivenciam a globalização e buscam identificar perfis, competências e habilidades de liderança nos seus colaboradores. É com o entendimento de liderança situacional, que um gerente ou administrador público representa a figura que atua promovendo a independência dos colaboradores, desenvolvendo competências inovadoras e a capacidade para tomada de decisões. Por isso o estudo se propôs a compreender a liderança situacional como uma ferramenta que o Gestor/Líder utiliza nas relações de motivação e condução dos seus liderados, por meio do estudo observacional do filme – O homem que mudou o jogo – utilizando-se a metodologia da análise fílmica. Para o alcançar o objetivo do trabalho, a pesquisa foi estruturada na abordagem de natureza qualitativa, a partir de estudo observacional indireto, utilizando-se a metodologia da análise fílmica. Na primeira etapa procedeu-se com um levantamento de artigos na base da SPELL®, na busca de conteúdo bibliográfico em publicações científicas sobre o tema liderança conforme a teoria de Hersey e Blanchard (2007), confirmada por House e Desseler (1974 apud Chiavenato, 2014) para embasar a observação. No segundo momento, passou-se pela escolha do filme “O homem que mudou o jogo”, o qual foi assistido sistematicamente, na plataforma Primevideo.com e, por fim, constatando-se a influência da liderança situacional no contexto organizacional vivenciado pelos personagens. O desfecho da análise demonstrou não haver apenas um estilo de liderança a ser aplicado, ao contrário, em cada contexto o líder age estrategicamente para aumentar a motivação e a capacidade de atingir os resultados. Dessa forma, compreende-se, contudo, que o tema Liderança, apesar de amplamente estudado, requer dedicação ao setor público, em virtude dos muitos fatores que abrangem a perspectivas de implementação de melhorias e transformação organizacional, seja nas organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.
Descrição: ELIAS, Rejane Kelly Bonfim. Liderança situacional: uma análise fílmica sobre os estilos de liderança na perspectiva do filme o homem que mudou o jogo. 2023. 27f. Trabalho d Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28799
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rejane Kelly Bonfim Elias.pdfPDF - Rejane Kelly Bonfim Elias364.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito221.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.