Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28800
Título: Valores organizacionais esposados nos hospitais universitários federais vinculados à empresa brasileira de serviços hospitalares (Ebserh)
Autor(es): Fidelis, Julimere Carina de Lima Medeiros
Palavras-chave: Administração pública
Administração hospitalar
Hospitais Universitários
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os valores organizacionais esposados nos hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma empresa pública, criada em 2011, vinculada ao Ministério da Educação e considerada a maior rede de hospitais público do Brasil. Esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo, em que se realizou análise de conteúdo a partir das missões esposadas nos sítios das instituições do universo da pesquisa. Para melhor compreensão do objetivo da pesquisa abordaram-se os conceitos de Ebserh e de valores organizacionais. Compuseram a base de dados 38 hospitais, nos quais se encontraram 16 missões declaradas. Realizou-se a análise dos dados por meio da abordagem de Oliveira e Tamayo (2004), com base no Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO). Após análise dos dados, os resultados apontaram a prevalência dos valores organizacionais: tradição, prestígio organizacional, preocupação com a coletividade, realização, autonomia, domínio e bem-estar. A aplicação do modelo de IPVO foi totalmente viável e adequada, não tendo encontrado dificuldades para realizar a classificação dos valores organizacionais. Esta pesquisa também contribuiu para o conhecimento dos valores organizacionais esposados em um tipo de empresa pública federal, sendo um estudo que poderá proporcionar reflexões sobre possíveis semelhanças e/ou diferenças com outras empresas públicas ou com outros tipos de organizações.
Descrição: FIDELIS, Julimere Carina de Lima Medeiros. Valores organizacionais esposados nos hospitais universitários federeais vinculados à empresa brasileira de serviços hospitalares (Ebserh). 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28800
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julimere Carina de Lima Medeiros Fidelis.pdfPDF - Julimere Carina de Lima Medeiros Fidelis370.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito179.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.