Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28811
Título: Jiu-jítsu como impulsionador do empoderamento feminino: relato de experiência
Autor(es): Lima, Rafaelle do Nascimento
Palavras-chave: Jiu-jitsu
Mulher
Resistência
Empoderamento
Data do documento: 19-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho mostra por intermédio de leituras e relato de experiência as questões de gênero no esporte, feminismo e empoderamento demonstrando o avanço da mulher na modalidade jiu-jitsu, bem como as dificuldades enfrentadas por elas em sua atuação na arte marcial. Atualmente, conseguimos observar as mulheres conquistando cada vez mais lugar nos espaços esportivos, embora exista a quebra das leis que proibiam sua atuação nos esportes não quer dizer que os maus olhares e preconceito deixaram de existir. Existe o enfrentamento, mas a igualdade estar longe de fazer parte da rotina da mulher no esporte. Objetivamos levantar reflexões sobre o jiu-jitsu na vida da mulher, mostrando que o termo sexo frágil não passa de um mito social e que apesar de avanços, ainda temos que confrontar ideias machistas e o pouco reconhecimento. Pesquisas bibliográficas e experiência no jiu-jitsu serviram de combustíveis para a elaboração do presente trabalho. Por fim, acreditamos que o jiu-jitsu é uma ferramenta poderosa para o empoderamento das mulheres e para a construção de uma autoestima e de uma mente saudável. O empoderamento como construção coletiva visa um esforço plural para promover direitos e igualdade na sociedade.
Descrição: LIMA, R. do N. Jiu-jítsu como impulsionador do empoderamento feminino: relato de experiência. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em História) Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28811
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaelle do Nascimento LimaPDF - Rafaelle do Nascimento Lima662.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito304.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.