Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28813
Título: Percepção dos moradores sobre a ação da gestão pública voltada para o saneamento básico
Autor(es): Morato, Edson Arantes dos Santos
Palavras-chave: Gestão pública
Saneamento básico
Visão dos moradores
Data do documento: 16-Dez-2022
Resumo: A humanidade, desde os primórdios, sempre esteve em busca de uma melhor qualidade de vida. Esta qualidade de vida está relacionada a prover elementos essenciais a vida, como a construção de ferramentas, construções de coletores de água e animais, o desenvolvimento da agricultura, a descoberta do fogo, dentre outras. Isso, sempre se deu com o intuito de sanear e de prover o básico para si próprios. Com passar dos anos, muitos desses atributos, passou a ser dever do Estado. Porém, nota-se que a população está insatisfeita, pois tem percebido que o Estado tem negligenciado tais atribuições. Portanto, este teve como objetivo verificar a percepção dos moradores sobre a ação da gestão pública voltada para o saneamento básico na cidade de Itaporanga– PB. O presente estudo é do tipo exploratório e descritivo sobre a percepção dos moradores sobre a ação da gestão pública voltada para o saneamento básico, no município de Itaporanga. Para pesquisa, considerou-se uma população de 23.192 habitantes, sendo a amostra constituída, obrigatoriamente, por 99 pessoas (erro amostral tolerável de 10%, com intervalo de confiança de 95% de probabilidade de erro). Para obtenção dos dados, utilizou-se de questionário composto por 17 questionamentos, disponível no Google Forms. Verificou-se que, 88,89% e 62,63% dos entrevistados discordam que as tubulações de esgoto expostas a céu aberto não representam perigo à saúde humana, já que levam todo o resíduo para longe das residências e que a qualidade de vida não está relacionada a um ambiente salubre, mas sim ao poder aquisitivo do indivíduo, respectivamente. Constatou-se também, que 61,62% e 56,57% dos participantes estão totalmente de acordo que as melhorias das obras de saneamento básico farão com que o ambiente se torne melhor para a convivência em comunidade e que a boa saúde está relacionada a boas condições de saneamento básico, respectivamente. Concluiu-se que parte dos moradores da cidade ainda não estão bem direcionados quando se diz respeitos ao saneamento básico da cidade, no que diz respeito a legislação. Por outro lado, grande parte dos entrevistados apresentaram conhecimentos prévios em relação ao saneamento básico, mostrando que sabem do assunto e, muitos deles, exigiram mudanças com relação à gestão pública. Concluiu-se, também, que as condições socioeconômicas dos moradores influenciam diretamente ao saneamento.
Descrição: MORATO, Edson Arantes do Santos, Percepção dos moradores sobre a ação da gestão pública voltada para o saneamento básico. 2022. 38p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28813
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Arantes dos Santos Morato.pdfPDF - Edson Arantes dos Santos Morato568.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito460.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.