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dc.contributor.authorSantos, Roberta Rayane de Farias-
dc.date.accessioned2023-03-24T10:15:14Z-
dc.date.available2023-03-24T10:15:14Z-
dc.date.issued2023-04-03-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28817-
dc.descriptionSANTOS, R. R. F. Geometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemática. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa financiado desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEPB), cota 2021-2022. Esse projeto de pesquisa teve como objetivo introduzir, concomitantemente, a Geometria Fractal e o Pensamento Computacional alinhada com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Geometria Fractal possibilita ao professor propor um ensino de diferentes conteúdos matemáticos através de atividades dinâmicas, intuitivas e contextualizadas com situações cotidianas, despertando o interesse dos alunos pela Matemática. Recentemente, estudos indicam que os processos adotados na construção de fractais por meio do software GeoGebra estimulam o desenvolvimento de habilidades inerentes ao Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, este trabalho visa identificar o cenário atual da inserção da Geometria Fractal no ensino de Matemática no Brasil e contribuir para o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional através da construção de fractais clássicos no software GeoGebra no contexto da formação de licenciandos e professores de Matemática. Os resultados obtidos indicam que comumente o estudo de fractais é explorado no âmbito do Ensino Médico e atrelado ao uso das tecnologias digitais, especialmente do software GeoGebra. Apesar da Geometria Fractal constar na BNCC, esse é ainda um tema pouco explorado e com a carência trabalhos voltados para formação de professores. No curso de formação, observa-se que durante a construção de fractais clássicos no GeoGebra que habilidades do Pensamento Computacional são desenvolvidas de maneira intrínseca. Por fim, concluímos como importante a oferta de formação inicial e continuada de professores que tratem de ambas as temáticas, com a necessidade de novas ações que explorem tais temáticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeometria Fractalpt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleGeometria fractal e pensamento computacional no contexto da formação de professores de matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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