Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28829
Título: Etnobotânica em comunidades sitieiras no Cariri paraibano: a medicina popular no município de Queimadas - PB
Autor(es): Souza, Sayane Querolaine Vieira de
Palavras-chave: Etnobotânica
Quintais medicinais
Saberes tradicionais
Data do documento: 7-Dez-2021
Resumo: Os seres humanos vêm utilizando as plantas com finalidade terapêutica desde os primórdios da humanidade, sendo comum o cultivo das mesmas nos arredores de suas residências e a transmissão desses saberes tradicionais ao longo das gerações. Reconhecendo a importância dessa prática para a medicina popular, esse trabalho teve como objetivo realizar o levantamento das espécies vegetais utilizadas para promoção da saúde nas comunidades Campo Comprido, Quixaba e Sulapa, localizadas no município de Queimadas – PB. A pesquisa foi descritiva e exploratória, de cunho quanti- qualitativo. Ao todo foram entrevistados representantes de 15 famílias, por meio de questionário semiestruturado, sendo cinco famílias por comunidade. Foram levantadas 43 espécies distribuídas em 22 famílias botânicas, sendo as espécies mais citadas: Cymbopogon citratus (D. C) Stapf., Lippia alba (Mill.) N.E. Br. ex Britton & P. Wilson, Chenopodium ambrosioides L. Mosyakin & Clemants. Dentre as diversas formas de preparo mencionadas, destaca-se o chá como sendo o mais utilizado, e o uso das folhas como o mais comum entre os entrevistados. Observou-se que a crescente urbanização e o êxodo rural têm contribuído para redução do uso das plantas com finalidade terapêutica e da transmissão dos conhecimentos tradicionais, sendo adultos e idosos os maiores detentores do conhecimento.
Descrição: SOUZA, Sayane Querolaine Vieira de. Etnobotânica em comunidades sitieiras no Cariri paraibano: a medicina popular no município de Queimadas - PB. 2021. 42. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28829
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayane Querolaine Vieira de Souza.pdfPDF - Sayane Querolaine Vieira de Souza1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito134.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.