Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28830
Título: A medicina egípcia e a utilização de plantas medicinais: Uma revisão de literatura
Autor(es): Ramos, Vanessa Vidal de Lima
Palavras-chave: Plantas medicinais
Egito antigo
Medicina egípcia
Botânica
Data do documento: 11-Nov-2021
Resumo: O Egito é um país africano localizado na porção nordeste do continente. É atravessado pelo maior rio do mundo, o Nilo, que proporcionou o desenvolvimento de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. O Egito Antigo é repleto de mistérios e por um rico patrimônio histórico-cultural que vai além das suntuosas pirâmides. A medicina egípcia era uma mistura de tratamentos mágicos e racionais, ou seja, estava inevitavelmente atrelada à magia. Ambos os métodos foram considerados igualmente válidos. Naquela época, não havia uma fronteira que demarcasse o limite entre a Ciência e religião. Acreditava-se que as doenças haviam sido enviadas como vingança dos mortos, punição dos deuses, maus espíritos que entravam no corpo das pessoas e desejos maléficos dos inimigos. Tudo isso deveria ser expulso por meio de rituais, feitiços e amuletos. Isso estava conjugado com a medicina suficientemente objetiva e alguns dos métodos utilizados na época perduraram com o passar do tempo. A cultura egípcia trouxe consigo um legado bastante moderno e enriquecedor, como a medicina baseada na cura e tratamento através das plantas medicinais. A botânica era considerada algo extraordinário em conjunto com um bom conhecimento da Anatomia. É interessante analisar e ponderar o nível de sofisticação empregado nas técnicas proeminentes adotadas no setor da medicina, oriunda dos métodos usuais que envolviam a mumificação, que, mediante a isso, foi derivada de influências concebidas pela religião. Os egípcios foram uma civilização notável. O que denota isto é o seu conhecimento abrangente convertido em técnicas (muitas delas incorporadas na medicina atual) e na arquitetura (a projeção das pirâmides e demais monumentos históricos, por exemplo). O que nos causa imensa admiração, pois se trata de uma civilização de mais de 3.000 anos atrás.
Descrição: RAMOS, Vanessa Vidal de Lima. A medicina egípcia e a utilização de plantas medicinais: Uma revisão de literatura. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28830
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Vidal de Lima Ramos.pdfPDF - Vanessa Vidal de Lima Ramos2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de Depósito61.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.