Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28845
Título: Análise dos gastos públicos: a aplicação econômico-financeira do município de Bananeiras-PB em 2022
Autor(es): Rodrigues, Edivando Romao dos Santos
Palavras-chave: Gestão Fiscal
Gastos públicos
Investimentos
Data do documento: 23-Mar-2023
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo geral analisar o perfil econômicofinanceiro e os investimentos da gestão do município de Bananeiras-PB em 2022. Os objetivos específicos são: estudar o perfil e a qualidade dos gastos e investimentos do município; conhecer a sua prestação de contas e propor alternativas de melhorias para a gestão. A metodologia utilizada para a obtenção dos objetivos propostos foi uma análise descritiva por meio de uma pesquisa documental apresentando uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir da consulta dos balanços patrimoniais do município dos últimos anos, publicado no Sistema de Informações do Tesouro Nacional no final de cada exercício. Para a obtenção dos resultados, foi feita a análise das receitas e das despesas correntes (pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida, outras despesas correntes), verificando os gastos com cada função da administração e o valor destinado aos investimentos e sua representação em relação às receitas. Os resultados alcançados demonstram que a gestão fiscal do município se encontra dentro da média do panorama nacional e que a administração não sente dificuldades em gerir suas finanças e em adequá-las ao que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente no que diz respeito aos gastos com pessoal e aos investimentos, além de apresentar controle nos índices de arrecadação de receita própria.
Descrição: RODRIGUES, Edivando Romão dos Santos. Análise dos gastos públicos: a aplicação econômico-financeira do município de Bananeiras-PB em 2022. 2023. 54p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Publica) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28845
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edivando Romão dos Santos Rodrigues.pdfPDF - Edivando Romão dos Santos Rodrigues740.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito112.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.