Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28853
Título: (29/03/23) Propriedades biológicas e terapêuticas da Acmella oleracea (L.) R. K. Jansen: Uma revisão de literatura
Autor(es): Correia, Paula Marianne da Silva
Palavras-chave: Bioativo vegetal
Jambu
Fitoterapia
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: Acmella oleracea (L.) R. K. Jansen, conhecida popularmente como jambu, é uma planta amplamente utilizada pela população, principalmente, da região Norte do Brasil, tanto na culinária quanto na medicina popular. O espilantol é o seu composto majoritário, distribuído por todas as partes da planta e responsável por diversas bioatividades. Este estudo se propôs a realizar uma revisão de literatura, do tipo narrativa, sobre as propriedades biológicas e terapêuticas da A. oleracea. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs e Science Direct, usando os descritores Acmella oleracea e Spilanthes acmella. O levantamento foi realizado no período de abril de 2021 a março de 2022. A amostra final contemplou 98 artigos publicados entre 1946 e 2022. A A. oleracea apresentou várias bioatividades, como anestésica, antinociceptiva, anti-inflamatória, antioxidante, neuroprotetora, vasorrelaxante, gastroprotetora, antimicrobiana, antifúngica, larvicida, inseticida, acaricida e atividade contra protozoários. Suas propriedades aliadas ao amplo uso popular e a baixa toxicidade apontam a A. oleracea como uma fonte promissora de bioativos, para desenvolvimento de formulações, para diferentes fins terapêuticos.
Descrição: CORREIA, Paula Marianne da Silva. Propriedades Biológicas e Terapêuticas da Acmella oleracea (L.) R. K. Jansen: Uma revisão de literatura. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28853
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Marianne da Silva Correia.pdfPDF - Paula Marianne da Silva Correia567.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito72.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.