Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28855
Título: Eficácia do remifentanil na redução da perda de sangue intraoperatória em cirurgias ortognáticas utilizando anestesia hipotensiva: Revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados
Autor(es): Xavier, João Mykael Alves
Palavras-chave: Cirurgia ortognática
Hipotensão
Remifentanil
Sedação odontológica
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: Introdução: O Remifentanil é um medicamento utilizado em cirurgias ortognáticas com objetivo de alcançar a hipotensão induzida, técnica anestésica capaz de diminuir a pressão arterial média e, consequentemente, controlar a perda sanguínea intraoperatória (PSI). Objetivo: Compreender a eficácia do Remifentanil na redução da PSI em cirurgias ortognáticas utilizando anestesia hipotensiva através de uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados (ECRs). Metodologia: Foi realizada uma busca eletrônica em 7 bases de dados. Incluiram-se ECRs que avaliaram o Remifentanil como agente hipotensor em cirurgias ortognáticas. Realizou-se a metanálise de subgrupo de acordo com a PSI, Frequência Cardíaca (FC), Duração da Cirurgia (DC) e Duração da Anestesia (DA), foram calculadas diferenças de médias e diferenças de médias padronizadas com intervalos de confiança de 95%. A heterogeneidade foi quantificada pelo Teste I². A ferramenta de Risco de Viés da Cochrane foi aplicada (ROB 2.0) e a certeza da evidência foi avaliada pelo GRADE. Resultados: Na análise qualitativa, o Remifentanil, sem associações, apresentou maior redução das PSI quando comparado à Nicardipina, Fentanil, Propofol e Nitroglicerina, os valores variaram de 156 à 797 ml de sangue. Dentre as associações do Remifentanil aos anestésicos inalatórios, o Sevoflurano se destacou por apresentar maior redução da PSI, Duração de Cirurgia (DC) e Duração da Anestesia (DA). Nas metanálises, o uso do Remifentanil comparado à Nitroglicerina não demonstrou diferença para a PSI (RR= 13.37; 95%IC: -84.18 – 110.72). Na análise da associação do Remifentanil ao Sevoflurano, comparada ao Desflurano e Isoflurano, foi apresentada tendência de favorecimento para o Sevoflurano na PSI (RR= -0.26; 95%IC: -0.59 – 0.07), quanto aos desfechos de DC e DA, as intervenções avaliadas se equipararam (RR= -0.77; 95%IC: -19.59 – 18,06) (RR= -6.06; 95%IC: -24.54 – 12,42). Conclusão: Qualitativamente, o Remifentanil se mostrou capaz de provocar maior redução PSI comparado aos outros fármacos. Os resultados com a Nitroglicerina se apresentaram controversos. A associação do Remifentanil ao Sevoflurano parece ser uma técnica promissora a se tornar superior na redução da PSI. As metanálises tocaram a linha de nulidade, e os níveis de certeza, variaram de baixo a muito baixo. Mais ensaios clínicos são necessários para dar suporte as evidências dessa temática.
Descrição: XAVIER, João Mykael Alves. Eficácia do remifentanil na redução da perda de sangue intraoperatória em cirurgias ortognáticas utilizando anestesia hipotensiva: Revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28855
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Mykael Alves XavierPDF - João Mykael Alves Xavier2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito63.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.