Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28860
Título: Uso de plantas para fins veterinários por comunidades rurais no cariri paraibano: Uma abordagem etnobotânica
Autor(es): Gonçalves, Josefa Raianne de Farias
Palavras-chave: Etnoveterinária
Espécies vegetais
Semiárido
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: O uso de plantas para o tratamento de enfermidades em pessoas e animais acompanha a evolução humana. O conjunto de conhecimentos sobre plantas medicinais tem sido relacionados com a prevenção e cuidados para saúde de animais domésticos por agricultores e criadores. Essas ações tem sido estudadas na etnobiologia como uma linha de pesquisa chamada de etnoveterinária. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi registrar o conhecimento de populações locais que fazem o uso de plantas no tratamento veterinário em uma região do semiárido brasileiro. Foram realizadas entrevistas por meio de questionários semi-estruturados com 77 pessoas. Foram registradas 43 espécies, pertencentes a 41 gêneros e 25 famílias. Essas plantas são usadas no tratamento de 19 enfermidades veterinárias por populações locais. A espécie mais citada foi Heliotropium indicum L, da família Boraginaceae. Em todos os municípios Barra de Santana, São José dos Cordeiros e São João do Cariri, os homens citaram mais espécies de plantas usadas para tratamento veterinário do que as mulheres. Dentre as partes úteis das plantas, registramos que as populações locais destacam a casca do caule das plantas, seguido da planta toda e as folhas. E dentre as doenças informadas, doenças inflamatórias foram as enfermidades mais relatadas. Para o modo de preparo dos remédios, as populações locais indicam a casca de molho como a principal para o tratamento de doenças inflamatórias e para doenças genitais. As populações das áreas estudadas conhecem e utilizam plantas medicinais para fins etnoveterinários, assim, esse estudo contribui para uma melhor compreensão do uso dessas plantas medicinais dentro da etnoveterinária.
Descrição: GONÇALVES, Josefa Raianne de Farias. Uso de plantas para fins veterinários por comunidades rurais no cariri paraibano: Uma abordagem etnobotânica. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28860
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Raianne de Farias Gonçalves.pdfPDF - Josefa Raianne de Farias Gonçalves566.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito75.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.