Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28872
Título: Desafios e dificuldades do gestor público escolar: o caso da EEEF Chagas Soares no município de Itaporanga/PB
Autor(es): Lemos, Alzenira de Sousa
Palavras-chave: Gestão escolar
Gestor escolar
Desafios educacionais
Data do documento: 7-Jul-2018
Resumo: O presente trabalho teve como tema de pesquisa conhecer quais são os desafios do gestor escolar na sua função de diretor, objetivando definir os principais problemas enfrentados diariamente e que muitas vezes interferem no trabalho desse profissional. Foi utilizada como metodologia o Estudo de caso na EEEF Chagas Soares no município de Itaporanga/PB, onde foram envolvidas a Direção e a Coordenação. Para o gestor escolar, são muitos os desafios e compromissos a enfrentar, tendo em vista a diversidade cultural e curricular e até mesmo a diversidade tecnológica que vive em constante transformação. A pesquisa contou também com a participação quando necessária de alguns pais e funcionários, sendo utilizados também vários documentos da escola, pesquisas na internet e alguns referenciais bibliográficos que definem a função de um gestor em uma escola pública, bem como uma gestão democrática e participativa. Através desse caso específico, pôde-se concluir que ainda há um longo caminho a ser percorrido e que são muitos os problemas e dificuldades existentes em uma escola pública, em sua rotina, a exemplos da evasão escolar, da falta de participação dos pais junto à escola, da falta de conhecimentos administrativos por quase todos os funcionários da escola, desistência dos alunos e também a questão política que infelizmente ainda está presente na educação.
Descrição: LEMOS, A. de S. Desafios e dificuldades do gestor público escolar: o caso da EEEF Chagas Soares no município de Itaporanga/PB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28872
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alzenira de Sousa Lemos.pdfPDF - Alzenira de Sousa Lemos560.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.