Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28890
Título: Divulgação e eugenia: Os folhetins paraibanos dos séculos XIX e XX
Autor(es): Assis, Marcelo de Souza
Palavras-chave: Eugenia
História da Ciência
Ciência
Racismo
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: O negacionismo em relação à ciência têm sido pauta de várias pesquisas e artigos nos últimos anos, principalmente em relação às vacinas. Porém, cabe ressaltar que por vezes a própria ciência estabeleceu preconceitos por meio de suas teorias, o que torna um pouco mais complexa a sua defesa, se tomada de forma acrítica e indubitável. É o caso dos estudos eugenistas, que por muito tempo foram divulgados e creditados como científicos. Neste estudo foram analisados os folhetins e periódicos paraibanos do século 19 e do século 20, mais precisamente do ano de 1870 a 1930. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica na hemeroteca e teve como principal ponto de partida o livro O Espetáculo das Raças de Lilia Schwarcz (1993). Foram encontrados folhetins que defendiam e incentivavam as ideias eugenistas e defendiam a tese do embranquecimento da raça, além de ideias de que a nação só poderia se tornar uma nação desenvolvida se as ideias eugênicas fossem implementadas. Este estudo revela as raízes do pensamento eugenista na Paraíba, mostrando como a própria ciência, amparada pela divulgação, colaborou para efetivação do racismo estrutural presente na sociedade contemporânea.
Descrição: ASSIS, Marcelo de Souza. Divulgação e eugenia: Os folhetins paraibanos dos séculos XIX e XX. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28890
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo de Souza Assis .pdfPDF - Marcelo de Souza Assis .pdf850.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito.pdf148.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.