Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28891
Título: Envelhecimento da população negra: uma revisão narrativa de literatura
Autor(es): Aires, Maria Tereza Andrade de Farias
Palavras-chave: Envelhecimento
População negra
Racismo
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: No contexto da população idosa, os negros e negras sofrem mais severamente ao longo da vida uma sucessão de negação em termos de direitos e bem-estar social, o que colabora uma velhice marcada pelo racismo estrutural. A população idosa, muitas vezes, é abordada como categoria genérica, sem considerar a intersecção entre aspectos tais como ser velho e ser preto, fenômenos socialmente perpassados por estigmas e preconceitos. Este estudo teve por objetivo analisar o envelhecimento da população negra a partir de uma revisão narrativa da literatura. Inicialmente, serão tecidas considerações sobre o envelhecimento e a velhices enquanto fenômenos relacionados e perpassados por aspectos sociais e históricos. Na sequência, foram realizados apontamentos sobre o racismo em seus aspectos históricos, sobretudo na realidade brasileira. Por último, discorreu-se sobre a relação entre o racismo e o envelhecimento da população negra. Espera-se contribuir com os estudos sobre racismo e suas repercussões no processo de envelhecimento.
Descrição: AIRES, Maria Tereza Andrade de Farias. Envelhecimento da população negra: uma revisão narrativa de literatura. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28891
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Tereza Andrade de Farias AiresPDF - Maria Tereza Andrade de Farias Aires465.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito232.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.