Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28895
Título: Modelagem em séries temporais nos focos de queimadas na região do sertão e precipitações na região metropolitana do estado de Pernambuco
Autor(es): Neto Silva, Vicente Jose da
Palavras-chave: Precipitação
Focos de queimadas
Séries temporais
Meio ambiente
Data do documento: 18-Nov-2022
Resumo: Pesquisadores das áreas de Ciências Climáticas e Meteorologia, observaram que a região me- tropolitana e a região do sertão, situados no estado de Pernambuco, sofrem com a falta de planejamento e políticas públicas, enquanto o sertão sofre com ondas elevadas de calor, poucas chuvas e estiagem, a região metropolitana sofre com excesso de chuvas e os transtornos que ela causa devidos os problemas na infraestrutura dos municípios. Neste sentido, o aquecimento global, principal fator que contribui para os danos ambientais e mudanças climáticas que foi um dos pilares. Ademais, outro fator que chama atenção são as invasões dos munícipes em locais proibido pela defesa civil, que trouxe consigo fatores de riscos, principalmente em tempo chu- voso, com deslizamento de terra. Sendo assim, se faz necessário a aplicação do uso de modelos de séries temporais para avaliar o comportamento das variáveis focos queimadas e precipitação ao longo do tempo, bem como os impactos causados ao meio ambiente. Os dados constituíram uma modelagem entre os anos de 2000 e 2019. Para o estudo dessas séries foram utilizados os testes de sazonalidade, na sequência ajustou-se aos dados os modelos regressivos integrados de médias móveis (ARIMA), adotou-se o critério de escolha de valor AIC (Critério de Informação Akaike). Os gráficos de previsão, permitiu a coerência do comportamento das variáveis. Desta forma, com base nos resultados alcançados, pode-se findar que, o estudo séries temporais nas variáveis focos de queimadas na região do sertão e precipitação na região metropolitana entre os anos de 2000 e 2019, mostra que há presença de sazonalidade nos dados, porém sem tendencia. Desta maneira, o estudo torna-se valoroso com o intuito de auxiliar órgãos competentes, visto que relata duas regiões que sofrem com agravos tanto da seca quanto da chuva.
Descrição: SILVA NETO, Vicente Jose da. Modelagem em séries temporais nos focos de queimadas na região do sertão e precipitações na região metropolitana do estado de Pernambuco. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28895
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vicente José da Silva NetoPDF - Vicente José da Silva Neto708.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito579.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.