Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28900
Título: A importância dos sistemas open source no apoio à gestão da administração pública
Autor(es): Rocha, Carlisson Pimenteira
Palavras-chave: Administração pública
Sistemas open source
Gestão pública
Data do documento: 22-Mar-2023
Resumo: O uso das tecnologias nas atividades administrativas das organizações, através de sistemas que colaborem para a otimização dos processos é um importante diferencial para uma organização. O Open Source Software (OSS) é um tipo de sistema de código fonte livre, que permite o usuário de executar o programa para qualquer propósito, estudar como o mesmo funciona, adaptá-lo às suas necessidades. Objetivo: Descrever a importância dos Sistemas Open Source na Administração Pública. Metodologia: Revisão bibliográfica da literatura científica, qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, realizada nos meses de setembro, outubro e novembro de 2022, a fim de responder a pergunta norteadora: Qual o impacto do uso dos Sistemas Open Source na Administração Pública? Os estudos foram realizados nas seguintes bases de dados: SciELO (Scientific Electronic Library Online) e SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, com os seguintes descritores e operadores booleanos: “Sistemas Open Source” AND “Gestão Pública” OR “Administração Pública.” Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas originais, completos disponíveis nos idiomas inglês e português, publicados nos anos de 2012 a 2022, a fim de se obter um maior quantitativo de artigos para a pesquisa para responder à questão norteadora. Os critérios de exclusão foram: os estudos editoriais, resumos de eventos, dissertações, teses e os artigos que se repetiram em mais de uma base de dados, sendo contados apenas uma vez. Este estudo selecionou-se 144 artigos para uma averiguação minuciosa, e 8 artigos se enquadraram nos critérios propostos anteriormente. Resultados: A pesquisa foi composta de 144 estudos e após critérios de exclusão e inclusão, 08 estudos foram elegíveis para a pesquisa. O Open Source é uma alternativa mais barata e flexível na Administração Pública, por não ter custos de aquisição nem requerer licenças, além da variedade de recursos computacionais e serviços aplicados as ações práticas de acordo com cada demanda da gestão. Os sistemas open source mais utilizados na administração pública, no resultado dessa pesquisa são: Zimbra; Joomla, WordPress , Drupal, JasperSoft, Pentaho, SpagoBI e Vanilla. Conclusão: A utilização dos sistemas open-source na administração pública, é de grande relevância por dispor dos seus códigos fontes abertos, tornando possível a sua adequação de acordo com as necessidades da gestão.
Descrição: ROCHA, C. P. A importância dos sistemas open source como apoio à gestão da administração pública. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28900
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlisson Pimenteira RochaTCC- Carlisson Pimenteira Rocha.pdf315.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito173.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.