Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28902
Título: Uso de modelos aditivos generalizados para locação, escala e forma aplicados a dados socioeconômicos
Autor(es): Barbosa, Elizandra da Silva
Palavras-chave: Expectativa de vida
Modelos flexíveis
Distribuições
Estatística
Modelos aditivos generalizados
Data do documento: 6-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho aborda uma classe de modelos de regressão que flexibiliza ainda mais as distribuições para as variáveis respostas que são os Modelos Aditivos Generalizados para Locação, Escala e Forma. A análise de regressão é utilizada para modelar diversos fenômenos, e suas modalidades têm sido atendido com precisão de acordo com seu uso, mas existe situações em que apenas eles não conseguem se adequar aos dados, para isso faz-se necessário o ajuste de modelos com pressupostos mais flexíveis na especificação da distribuição da variável resposta, explicando assim o uso dessa modelagem. O estudo da expectativa de vida é de suma importância, pois ele indica a qualidade de vida da população em um determinado lugar, informando o quanto se evolui tanto economicamente como socialmente. O objetivo deste estudo foi modelar a expectativa de vida, por meio do ajuste de Modelos Aditivos Generalizados para Locação, Escala e forma, afim de mostrar a capacidade dessa classe de regressão em modelar os dados. Considerando o parâmetro com efeito polinomial de grau dois na variável independente (PIB per capita) sob a modelagem, o modelo de distribuição Exponencial Potência de Box-Cox apresentou os melhores resultados.
Descrição: BARBOSA, Elizandra da Silva. Uso de modelos aditivos generalizados para locação, escala e forma aplicados a dados socioeconômicos. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28902
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizandra da Silva Barbosa.pdfPDF - Elizandra da Silva Barbosa4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito936.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.