Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28912
Título: Prevalência de enteroparasitas ligado a condições de saneamento básico inadequado em escolares de creches municipais de Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Diniz, Mário Régio Aguiar
Palavras-chave: Crianças
Infecções parasitárias
Parasitas intestinais
Data do documento: 27-Ago-2015
Resumo: As enteroparasitoses representam um grande problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em países subdesenvolvidos. No Brasil, os climas tropicais e subtropicais favorecem substancialmente para o surgimento dessas doenças, que são causadas principalmente por protozoários (Giardia lamblia e Entamoeba histolytica), platelmintos (Taenia solium, Taenia saginata e Hymenolepis nana) e nematódios (Trichuris trichiura, Strongyloides stercolaris, Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus). A transmissão desses parasitas intestinais ocorre com maior frequência por meio do solo, água e alimentos contaminados com material fecal e de pessoa a pessoa. Locais como escolas e creches constituem ambientes altamente propícios para a disseminação dessas doenças, sendo as crianças alvo fácil desses agentes infecciosos. O aumento da incidência das doenças parasitárias tem sido em grande parte relacionado às precárias condições de saneamento básico, nível socioeconômico e desinformação da população. Os parasitas intestinais estão entre os patógenos mais frequentemente encontrados em humanos. As crianças por dependerem muitas vezes de cuidados alheios, terem baixo grau de informação e além do mais possuírem um sistema imunológico em desenvolvimento, estão mais susceptíveis. O trabalho teve por objetivo isolar e identificar enteroparasitas nas amostras de fezes dos alunos de creches públicas, situada na cidade de Catolé do Rocha-PB e correlacionar com o nível socioeconômico, cultural e higiênico desses indivíduos. A metodologia do estudo foi estabelecida de seguinte forma: a amostragem foi constituída por 45 alunos independente do gênero e raça, sendo a coleta de dados feita a partir da aplicação de um questionário sociocultural com os pais ou responsáveis pelos indivíduos, seguida da análise das fezes dos escolares. O material fecal foi processado seguindo técnicas pré-estabelecidas como: Hoffman, Pons e Janer, e examinado por profissionais distintos, o que proporcionou um menor índice de resultados mascarados. Das crianças analisadas apresentaram-se parasitadas 82%, muitas delas com biparasitismo. Giardia lamblia foi o protozoário patogênico mais frequente (28%), seguido de Entamoeba histolytica (6%). Os helmintos detectados foram: Ascaris lumbricoides (67%), Ancylostomideo e Enterobius vermicularis. Visto que estas crianças podem funcionar como portadores e, portanto, fonte de contaminação, este estudo sugere que um programa de educação continuada envolvido com a prevenção e tratamento das infecções parasitárias seja implantado nesse âmbito escolar.
Descrição: DINIZ, M. R. A. Prevalência de enteroparasitas ligado a condições de saneamento básico inadequado em escolares de creches municipais de Catolé do Rocha-PB. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (EAD - Especialização em Gestão Pública em Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28912
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mário Régio Aguiar Diniz.pdfPDF - Mário Régio Aguiar Diniz1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.