Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuedes, Alexandre Augusto Alves-
dc.date.accessioned2023-04-12T19:05:51Z-
dc.date.available2023-04-12T19:05:51Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.otherCDD 361.25-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28914-
dc.descriptionGUEDES, Alexandre Augusto Alves. Problemáticas contemporâneas da qualificação profissional no Brasil. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo teórico teve como objetivo responder duas perguntas de pesquisa: será que as instituições brasileiras que atuam com a qualificação profissional, acompanharam as transformações pelas quais passou o mercado de trabalho desde a Era Industrial até a Era do Conhecimento? Será que estas instituições estão atualizadas com as demandas dessa nova Era na qual vivemos? Confirmando a ideia inicial, observada durante o levantamento bibliográfico preliminar, chegamos à conclusão de que existe realmente uma certa discrepância - lacuna (Gap) - entre as exigências do mercado de trabalho atual e a qualificação ofertada aos profissionais brasileiros. Verificamos que as mudanças no mercado de trabalho não se restringiram apenas às questões tecnológicas, mas a todo um conjunto de medidas políticas e estratégicas desenvolvidas pelas organizações, nos diferentes setores produtivos, como forma de fazer frente à competitividade no mercado cada vez mais globalizado. No entanto, observamos que as instituições que atuam na qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros, tanto públicas quanto privadas, ainda estão presas a premissas tipicamente relacionadas à Era Industrial. Tomando como base a Teoria do Capital Humano (TCH), este estudo teórico observou algumas problemáticas contemporâneas vinculadas à qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros. As problemáticas observadas foram as seguintes: defasagem da educação formal, constantes mudanças tecnológicas, mudança no perfil do conhecimento, dissociação entre o processo de formação do trabalhador e o processo produtivo moderno, falta de requalificação e aperfeiçoamento contínuo dos trabalhadores e privatização da educação profissional. Ao final, tecemos algumas sugestões para mitigar essas problemáticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. João Matias de Oliveira Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectTeoria do Capital Humanopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectproblemáticas contemporâneaspt_BR
dc.titleProblemáticas contemporâneas da qualificação profissonal no Brasilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Augusto Alves Guedes.pdfPDF - Alexandre Augusto Alves Guedes390.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito891.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.