Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guedes, Alexandre Augusto Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T19:05:51Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12T19:05:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 361.25 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28914 | - |
dc.description | GUEDES, Alexandre Augusto Alves. Problemáticas contemporâneas da qualificação profissional no Brasil. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo teórico teve como objetivo responder duas perguntas de pesquisa: será que as instituições brasileiras que atuam com a qualificação profissional, acompanharam as transformações pelas quais passou o mercado de trabalho desde a Era Industrial até a Era do Conhecimento? Será que estas instituições estão atualizadas com as demandas dessa nova Era na qual vivemos? Confirmando a ideia inicial, observada durante o levantamento bibliográfico preliminar, chegamos à conclusão de que existe realmente uma certa discrepância - lacuna (Gap) - entre as exigências do mercado de trabalho atual e a qualificação ofertada aos profissionais brasileiros. Verificamos que as mudanças no mercado de trabalho não se restringiram apenas às questões tecnológicas, mas a todo um conjunto de medidas políticas e estratégicas desenvolvidas pelas organizações, nos diferentes setores produtivos, como forma de fazer frente à competitividade no mercado cada vez mais globalizado. No entanto, observamos que as instituições que atuam na qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros, tanto públicas quanto privadas, ainda estão presas a premissas tipicamente relacionadas à Era Industrial. Tomando como base a Teoria do Capital Humano (TCH), este estudo teórico observou algumas problemáticas contemporâneas vinculadas à qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros. As problemáticas observadas foram as seguintes: defasagem da educação formal, constantes mudanças tecnológicas, mudança no perfil do conhecimento, dissociação entre o processo de formação do trabalhador e o processo produtivo moderno, falta de requalificação e aperfeiçoamento contínuo dos trabalhadores e privatização da educação profissional. Ao final, tecemos algumas sugestões para mitigar essas problemáticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. João Matias de Oliveira Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Capital Humano | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | problemáticas contemporâneas | pt_BR |
dc.title | Problemáticas contemporâneas da qualificação profissonal no Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - GPM - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alexandre Augusto Alves Guedes.pdf | PDF - Alexandre Augusto Alves Guedes | 390.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 891.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.