Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28924
Título: Educação ambiental e ecologia: Um relato de experiência desenvolvido pelo PIBID multidisciplinar Química/Biologia
Autor(es): Santos, Jakenia Oliveira
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino de Química
Ecologia
Pedagogia de projetos
Data do documento: 22-Set-2022
Resumo: A Química deve ser ensinada de forma que os alunos consigam refletir sobre aspectos importantes do seu dia a dia, desenvolvendo a capacidade de raciocinar logicamente, também fazer uma análise crítica da realidade que o cerca. A presente pesquisa trata de um relato de experiência de atividades de Educação Ambiental e ecologia, desenvolvidas pelo PIBID Multidisciplinar Química/Biologia da Universidade Estadual da Paraíba no ano de 2019. O público alvo foram as turmas do 1°, 2°, 3° ano do ensino médio da Escola Estadual CAIC José Joffily, totalizando 180 alunos, situada na Rua José Marques Ferreira, 100 - Malvinas, Campina Grande – PB. A metodologia é de natureza qualitativa, e trata-se de uma pesquisa pedagógica. Os resultados apontam que o programa contribuiu de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, tornando-os mais participativos, sendo claro a compreensão do conteúdo por cada um deles. Assim, conclui-se que as atividades propostas pelo PIBID Multidisciplinar Química/Biologia, colaborou com o processo de formação dos discentes e dos pibidianos, e também que é extrema importância do uso de metodologias diversificadas como a pedagogia de projetos e jogos, para tornar o ensino de química desafiador e estimulador.
Descrição: SANTOS, Jakenia Oliveira. Educação ambiental e ecologia: Um relato de experiência desenvolvido pelo PIBID multidisciplinar Química/Biologia. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28924
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jakênia Oliveira Santos.pdfTCC - Jakênia Oliveira Santos674.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito159.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.