Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28929
Título: O processo de design de sequências didáticas: investigando evidências da mobilização das características do modelo de reconstrução educacional na construção e implementação de um curso de formação remoto
Autor(es): Silva, Isaque Cesar Borba da
Palavras-chave: Intervenção Educacional
Design Research
Formação de Professores
Data do documento: 9-Dez-2022
Resumo: Embora haja diferentes referenciais teóricos e metodológicos para apoiar o processo de design de Sequências Didáticas (SD), pesquisas apontam que esses referenciais são pouco conhecidos por professores em formação. O que resulta na formação de uma lacuna educacional, já que grande parte deste público de professores, não possuem contato com estes referenciais, e assim não exercerão o conhecimento destes, em futuras construções de intervenções educacionais. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral investigar evidências da mobilização das características do Modelo de Reconstrução Educacional na construção e implementação de um curso de formação com o potencial de orientar professores de biologia em formação inicial no processo de design de sequências didáticas. Trata-se de uma Pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada teórica e metodologicamente no Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), desenvolvida a partir de três etapas: (1) planejamento do curso de formação; (2) implementação do curso em uma turma piloto com coleta de dados e (3) análise de dados. Desse modo, a partir das investigações encontramos diversas estratégias de mobilização dos aspectos teóricos e metodológicos do MRE no plano da SD, tais como atividades que possibilitaram a participação ativa dos estudantes no decorrer do curso, com espaço para desenvolvimento de sua autonomia e expressão de suas falas; e a proposição de momentos dentro dos encontros em que a professora promovesse interação entre o conteúdo pedagógico do curso e os participantes. A análise das narrativas autobiográficas ajudou a compreender que a maior parte das características do MRE foram mobilizadas também na implementação do curso, o que pode ser uma evidência de que o que o foi proposto alcançou o seu objetivo. Por fim, embora este trabalho não tenha se comprometido em validar a SD do curso, o esforço em desenvolvê-lo reuniu dados que apontam que ele tem o potencial de promover um ambiente frutífero de ensino e aprendizagem sobre sequências didáticas.
Descrição: SILVA. Isaque Cesar Borba da. O processo de design de sequências didáticas: investigando evidências da mobilização das características do modelo de reconstrução educacional na construção e implementação de um curso de formação remoto. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28929
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isaque Cesar Borba da Silva.pdfTCC - Isaque Cesar Borba da Silva730.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdfTermo de Depósito172.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.