Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28931
Título: Pré-natal odontológico - importância para o binômio mãe - bebê e desafios enfrentados durante a pandemia da covid19 na atenção primária à saúde
Autor(es): Vasconcelos, Mércia Cibele Brito
Palavras-chave: Pré-natal odontológico
Gestante
Odontologia
COVID-19
Atenção primária à saúde
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: O acompanhamento odontológica durante a gestação é recomendada para que não haja agravamento de quadros infecciosos ou outros problemas que possam vir prejudicar o binômio mãe-bebê. No cenário da pandemia, o cotidiano da saúde durante a gestação foi alterado, seguindo as determinações do Ministério da Saúde (MS), os atendimentos odontológicos durante a gestação foram descontinuados com o propósito de diminuir o número de contaminados pela doença do coronavírus (COVID19). O objetivo da presente revisão foi identificar as principais informações, benefícios e limitações a respeito do pré-natal odontológico para mãe e bebê, e sua prática na Atenção Primária à Saúde (APS) frente à pandemia da COVID19. Tratou-se de um estudo realizado por meio de uma revisão integrativa de literatura. Para isso, foi feita uma busca nas bases de dados eletrônicos BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), PubMed (US National Library of Medicine), Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Google Acadêmico, incluindo artigos completos disponíveis integralmente nas bases de dados elencadas, artigos publicados entre os anos de 2007 a 2022, não houve restrições em relação ao idioma. Pelos critérios, foram excluídas publicações que não respeitassem a delimitação do tema e o objetivo do estudo, bem como, os resultantes de artigos de opinião e estudos de caso ou reflexão. Obteve-se um total de 39 artigos, dos quais, 18 artigos com os resultados mais expressivos foram utilizados nesse estudo. Os resultados apontaram a importância da presença do pré-natal odontológico na vida da gestante, bem como, os aspectos positivos e negativos (quando na sua falta) que este pode influenciar na vida da mulher. Desde março de 2020, com o advento da pandemia da COVID19, as equipe de Saúde Bucal (eSB) estão desempenhando um novo trabalho dentro das equipes por recomendações municipais, do MS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e de outras instituições de ensino. Os documentos publicados por essas instituições norteiam a atuação dos profissionais de saúde, incluindo o trabalho da eSB da APS. Conclui-se que, o acompanhamento odontológico das gestantes é indispensável para que os fatores de risco, como cárie e doenças periodontais possam ser prevenidos ou instituídos o tratamento, quando necessário. A persistência de um quadro infeccioso é um risco maior para binômio mãe - bebê que o tratamento que venha a ser empregado pelo cirurgião-dentista. Durante a pandemia de COVID19, a maioria dos atendimentos presenciais às gestantes foram interrompidos em decorrência do alto grau de contágio da doença e as recomendações para os casos de atendimentos de urgência foram seguir as medidas sanitárias aconselhadas pelas autoridades de saúde, a fim de garantir a integridade da saúde da paciente e do profissional.
Descrição: VASCONCELOS, Mércia Cibele Brito. Pré-natal odontológico - importância para o binômio mãe - bebê e desafios enfrentados durante a pandemia da Covid19 na atenção primária à saúde. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28931
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mércia Cibele Brito Vasconcelos.pdfTCC - Mércia Cibele Brito Vasconcelos560.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito234.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.