Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28934
Título: Processos oxidativos avançados aplicados a compostos farmacêuticos
Autor(es): Gomes, Breno Lemos
Palavras-chave: Fármacos
Remoção de poluentes persistentes
Processos oxidativos
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: Os poluentes persistentes, como produtos farmacêuticos, têm se tornado cada vez mais motivo de preocupação no mundo. Esses compostos são considerados contaminantes ambientais por apresentarem moléculas biologicamente ativas e frequentemente de baixa biodegradabilidade, fazendo com que apresentem grande potencial para bioacumulação e persistência no ambiente, resultando em diversos malefícios aos organismos aquáticos e terrestres, pois essas substâncias podem se acumular nos organismos dos animais e dos seres humanos causando diversas disfunções. Não obstante, os compostos persistentes também podem ser ingeridos através do consumo de água tratada destinada ao abastecimento. Diante do exposto, este estudo visa descrever o princípio de funcionamento dos processos oxidativos avançados e avaliar o seu uso na degradação de fármacos presentes em águas residuais. Para tal, este trabalho organiza uma revisão bibliográfica seguindo alguns critérios definidos para a escolha dos artigos científicos como a data de publicação, o objeto de estudo e as palavras chaves utilizadas. Com isso, foi possível observar resultados otimistas com relação a eficiência de tais processos, pois demonstraram-se capazes de degradar os contaminantes analisados.
Descrição: GOMES, Breno Lemos. Processos oxidativos avançados aplicados a compostos farmacêuticos. 2022. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28934
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Breno Lemos Gomes.pdfTCC - Breno Lemos Gomes303.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito88.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.