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dc.contributor.authorCarneiro, Antonio Marques-
dc.date.accessioned2023-04-20T11:42:31Z-
dc.date.available2023-04-20T11:42:31Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28939-
dc.descriptionCARNEIRO, Antônio Marques. Práticas experimentais como recurso didático para o ensino sobre a importância do solo em sala de aula. 2022. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO solo diante das suas inúmeras funções ecossistêmica torna-se peça fundamental para manutenação da vida no planeta. Por meio disto, devemos procurar fomentar uma consciência ambiental acerca do solo beneficiando sua conservação. Para tanto, o ensino de solo pode ser o caminho para isso, uma vez que empregado nos anos iniciais da educação básica poderia trazer maior significado a importância do solo na manutenção da vida biológica através do despertar de uma maior sensibilização sobre a importância da conservação do solo. Contudo, o ensino de solo é relegado às disciplinas de Ciências e Geografia, e não há formação pedagógica de professores para o ensino de solo per si, em razão disso, este estudo objetivou avaliar o uso de experimentos práticos como recurso didático para o ensino do solo em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba. Para alcançar os resultados foram elaborados quatro experimentos práticos utilizando a consistência, porosidade, decomposição de compostos orgânicos e cor do solo, como recurso didática para exemplificar a importância do solo para manutenção da vida. Afim de avaliar a efetividade dos experimentos práticos em sensibilizar os alunos acerca do solo, foram aplicados 2 questionários a 22 licenciandos do curso de Ciências Biológicas, em dois momentos, antes e após as práticas. Por meio da análise das respostas dada pelos alunos nos questionários foi verificado que inicialmente, antes das práticas experimentais, os alunos possuíam pouco conhecimento sobre o solo, e suas características físicas, químicas, biológicas. Foi visto ainda um grande número de perguntas sem respostas, ou respondidas com “não sei”. Para o segundo questionário, aplicado ao final dos experimentos práticos, viu-se que os experimentos práticos foram eficazes na sensibilização dos alunos sobre a importância do solo, pois os conceitos apresentados pelos alunos relacionavam de uma melhor forma a importância da vida no solo na gênese, consistência, porosidade, cor e funções ecossistêmicas. Consideramos que a utilização de recursos didáticos utilizando experimentos a serem desenvolvidos em conjunto a aulas expositivas dialogadas podem ser peça fundamental para o aprimoramento do ensino de solo em sala de aula, principalmente quando buscam formar pedagogicamente professores, e/ ou sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação do solo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Simão Lindoso de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectMetodologias pedológicaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.title(13/04/2023) Práticas experimentais como recurso didático para o ensino sobre a importância do solo em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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