Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28944
Título: Revisão da farmacoterapia prescrita para idosos hipertensos e diabéticos em unidade básica de saúde
Autor(es): Herculano, Thaysa Roberta Justino Cordeiro
Palavras-chave: Polifarmácia
Medicamentos inapropriados para idosos
Acompanhamento farmacoterapêutico
Atenção Básica de Saúde
Data do documento: 24-Out-2022
Resumo: O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades e estima-se que para o ano de 2050 existam cerca de dois bilhões de pessoas com mais de sessenta anos no mundo. Nesse contexto, a terapia medicamentosa prescrita a pacientes idosos, requer cuidados especiais e conhecimento a respeito das reações adversas que os medicamentos podem provocar, sendo indispensável o acompanhamento farmacoterapêutico. O presente trabalho teve como objetivo revisar a farmacoterapia prescrita para idosos hipertensos e diabéticos na Atenção Básica de Saúde e identificar medicamentos potencialmente inapropriados para idosos, como também resultados negativos a medicamentos. A pesquisa de caráter documental foi realizada na Unidade Básica de Saúde Bonald Filho, com abordagem quantitativa e descritiva que aconteceu no período de janeiro a dezembro de 2021, com uma população composta por idosos diabéticos e hipertensos acompanhadas pelo Programa de Cuidados Farmacêuticos. Os dados foram coletados através dos prontuários, utilizando-se um formulário estruturado contendo perguntas sobre características sociodemográficas, clínicas e relacionadas à utilização de medicamentos. Participaram da pesquisa um total de 88 pessoas, com idades entre 60 e 89 anos, sendo 82.95% do gênero feminino e 17.05% do gênero masculino. Na avaliação da farmacoterapia observou-se a polifarmácia em 41 prescrições médicas (46.59%), Resultados Negativos à Medicamentos (RNM) em 37 (40.90%) delas e 23 pessoas (26.13%) faziam uso de algum Medicamentos Potencialmente Inapropriados para idosos (MPII). Quanto as supras categorias de RNM a Necessidade foi de 4 (4.54%) e a Efetividade 33 (37.50%) e nas categorias a Inefetividade quantitativa (RNM4) foi a mais identificada correspondendo a 30 (81.08%). De acordo com os resultados obtidos, foi possível verificar a importância de inserir o profissional farmacêutico na Atenção Básica de Saúde para o acompanhamento e o monitoramento da farmacoterapia prescrita evitando assim agravos à saúde resultantes de erros relacionados aos medicamentos especialmente à pacientes idosos que são vulneráveis aos riscos do uso de medicamentos, principalmente daqueles considerados MPII em que os riscos superam os benefícios.
Descrição: HERCULANO, Thaysa Roberta Justino Cordeiro. Revisão da farmacoterapia prescrita para idosos hipertensos e diabéticos em Unidade Básica de Saúde. 2022. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28944
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thaysa Roberta Justino Cordeiro Herculano.pdfTCC - Thaysa Roberta Justino Cordeiro Herculano984.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito116.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.